Autor(es):
Santana, Jorge Lázaro de Melo
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/6306
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Novas tecnologias da informação e da comunicação; Organização curricular; Ensino básico - Brasil; Teses de mestrado - 2011
Descrição
Tese de mestrado, Educação (TIC na Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) declaram que o ensino básico no Brasil deve
preparar o estudante para a sua vida, qualificando-o no que se refere ao exercício de sua
cidadania e capacitando-o para um aprendizado contínuo, fatores preponderantes para a sua
colocação no mundo profissional. Salientam, entre os seus objetivos, a necessidade do
estudante de utilizar diversas fontes de informação e recursos tecnológicos para obtenção e
construção do saber. A partir do momento em que a evolução tecnológica atinge os muros
internos escolares, constata-se a indispensabilidade de se extrair ao máximo os benefícios
que esta evolução é capaz de oferecer. O professor não pode se omitir nem se deslumbrar
diante dos avanços tecnológicos, mas ele deve observar e manter o equilíbrio para traçar
objetivos diante da enorme propagação das Tecnologias de Informação e Comunicação
(TIC) no ambiente educacional. Tendo em vista que na Bahia há uma escassez de estudos
relativamente à práxis de integração das TIC no ensino, acredita-se que a importância e a
utilidade de uma investigação nesta área, seja fundamental. Primeiramente, importa
examinar como a integração curricular das tecnologias ocorre nas instituições públicas
estaduais do ensino básico, mais bem conceituadas, no estado da Bahia, Brasil para, em
seguida, estabelecer o nexo entre a utilização das TIC e as práticas pedagógicas nestas
instituições. Para tal, utilizou-se a metodologia descritiva que se baseia na recolha de dados
a partir de questionário e entrevistas com os docentes e a observação das práticas dos
profissionais nas salas de aulas. Ao fim da investigação, observou-se que os professores
não consideram que o uso da TIC seja de qualidade nas escolas, pois, na prática, são
obrigados a utilizar as TIC apenas para efeitos burocráticos. Os professores apontam que as
barreiras que impedem a integração curricular e o uso efetivo da TIC nas aulas estão
associadas à quantidade insuficiente de equipamentos e à conexão lenta da internet, fatores
que os desestimulam a conhecer e a empregar técnicas de integração das tecnologias ao
currículo. Entretanto, a maioria dos docentes considera que, dentro das possibilidades, está
fazendo um uso exemplar das TIC e apenas uma minoria declarou que ainda está em
processo de reconhecimento e aprendizado das referidas tecnologias. Constatou-se também
que a utilização supostamente exemplar das TIC está relacionada diretamente com as
atitudes dos professores, que por estes estarem mais suscetíveis a ajudar e a receber auxílio
de outros profissionais ou seja pelo interesse de possuir uma formação continuada. Por fim,
regista-se que há, de nossa parte, um grande interesse de prosseguir neste campo de
investigação, com o mesmo alvo, a comunidade escolar entrevistada e observada durante o curso de mestrado, com vistas a dar um contributo para as limitações apontadas durante
esta primeira investigação, englobando sugestões e propostas envolvendo as Tecnologias
de Informação e Comunicação aplicadas ao Colégio Estadual Raphael Serravalle. In Brazil, The National Curriculum Parameters (PCN) state that the basic education is to
prepare the students for life, qualifying them in the enjoyment of their citizenship and
lifelong learning, both for their ongoing education and professional life. The PCN point
out, among their objectives, that students need various sources of information and
technology to acquire and build up their knowledge. From the moment that technological
changes affect the schoolhouse walls, there is a requirement for extracting the maximum of
benefits that this development is able to offer. The teachers cannot fail in this demand nor
being dazzled or irresponsible before the new technology. Instead, the teachers must
observe and maintain balance to establish and achieve goals in the field of Information and
Communication Technologies (TIC). Considering that in Bahia there is a lack of studies
regarding to the practice of integrating TIC in education, we believe that our study is an
important starting place concerning to this practice. In order to overview how the
curriculum integration of the new technologies in the best rated state public schools of
Bahia, Brazil, for basic education, is been holding, we investigated the perform of the
teachers to see how the use of TIC in pedagogical practices in these institutions have being
carried out. To achieve this ultimate aim, we used the descriptive methodology based on
the collection of data throughout questionnaires and interviews with teachers, as well as
classroom observation. At the end of this investigation, we could observe though that the
teachers do not classify the use of TIC in a good standard once the praxis has been seized
mostly in a bureaucratic level. The teachers say that the barriers to improve the curriculum
integration and effectives the use of TIC in the classroom are associated with insufficient
number of equipment as well as a slow Internet connection, facts that discourage the
teachers to integrating technology into the curriculum. On the other hand, we also could
detect that the use of TIC is a matter of the teachers’ attitude before the presented situation,
which includes more acceptance to receive instructions from others professionals, likewise,
the interest of the teachers to having a continuum educational formation. This research showed great potential to be continued. In this sense, it is important to mention that we
have great interest to pursue in this field of study. Targeting the same school community
interviewed and observed during this Master Course, we hope that in the future we will be
able to suggest and propos measurements to improve the limitations of the appliance of
TIC in the State School Raphael Serravalle, Bahia.