Autor(es):
Marques, Susana Cristina Cavaco, 1981-
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/6305
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Formação contínua de professores; Novas tecnologias da informação e da comunicação; Inovação tecnológica - Portugal; Trabalhos de Projecto de mestrado - 2011
Descrição
Trabalho de Projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 A formação contínua de professores é uma área sobre a qual a investigação se debruçou por
inúmeras vezes, produzindo diversificados resultados. As estratégias e recursos formativos não
marcam pela diversidade e nelas as T.I.C. têm sido muito pouco exploradas. A formação
contínua revela dificuldades em conseguir preparar os professores para utilizarem as T.I.C.,
quer em sala de aula quer em momentos de formação.
O nosso projeto pretende contribuir para uma mudança na forma como as T.I.C. são entendidas
na formação contínua de professores. Para tal desenvolvemos um projeto centrado na criação
e animação de um fórum, aberto à participação de um grupo de professores em exercício.
Procedemos à análise das participações e, no sentido de conhecermos a opinião dos sujeitos
envolvidos, nomeadamente o seu grau de satisfação em participar no fórum e a sua perspetiva
quanto ao contributo que as T.I.C. podem dar nas formações contínuas de professores.
Optou‐se por seguir uma investigação inscrita no paradigma interpretativo, seguindo numa
metodologia mista: recorremos à análise de conteúdo e os dados obtidos por questionário
foram auferidos por análise estatística simples.
Os resultados que daqui advieram, mostram que as novas tecnologias são uma estratégia e um
recurso válido na dinamização de ações formativas; e que os professores estão motivados e
preparados para realizar formação contínua onde as T.I.C. são a estratégia formativa e o fórum
o recurso formativo. Também demonstrámos que os professores têm ao seu dispor um
dispositivo formativo que vai ao encontro das exigências e das inovações que a sociedade da
informação introduz.
Embora este projeto apresente algumas limitações, concluímos que conseguimos providenciar
um conjunto de pistas e desafios que esperamos que sejam aceites e posteriormente utilizados
em estudos futuros, sempre com o intuito de melhorar e atualizar a formação contínua de
professores por via da valorização das tecnologias da informação e comunicação. The continuous formation of teachers is an area over which the investigation had research numerous
times, producing diversified results. The strategies and formative resources do not mark them for
diversity and ICT have been little explored. The continuous formation of teachers reveals difficulties in
preparing teachers to use ICT, in the classroom or in times of formation.
Our project aims to contribute to a change in how ICT are understood in the continuous formation of
teachers. For such we develop a project focused on creating and animation of a forum, opened to the
participation of a group of practicing teachers. We conducted our analysis of share, and in order to know
the opinions of the individuals involved, namely their level of satisfaction to participate in forum and its
perspective as to the contribution that ICT can provide in continuous formations of teachers.
We chosen to follow a research entered in the interpretive paradigm, following a mixed methodology:
we resort to the content analysis and the data obtained by questionnaire were earned by simple
statistical analysis.
The further results show that new technologies are a strategy and a valuable resource in dynamic of
continuous formation actions; and the teachers are motivated and prepared to carry out continuous
formation where ICT are the formative strategy and forum the formative resource. We also
demonstrated that teachers have at their disposal a formative device that meets the requirements and
innovations that information society brings.
Although this project present some limitations, we conclude that we could provide a set of clues and
challenges that we hope that will be accepted and after used in future studies, always aiming to improve
and update the continuous formation of teachers through the enhancement of information’s technology
and communication.