Author(s):
Pereira, Ana Paula da Silva, 1971-
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/6303
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Supervisão clínica; Necessidades de formação; Medicina familiar; Teses de mestrado - 2011
Description
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 O presente estudo enquadra-se na Área da Supervisão Clínica do ensino de Medicina Geral e
Familiar de alunos do Estágio Clínico Profissionalizante do 6.º Ano da Faculdade de Medicina da
Universidade de Lisboa e o objecto de investigação são as representações dos Médicos de
Família sobre a supervisão em ensino clínico.
Por considerarmos que a inserção na actividade supervisiva exige o desenvolvimento de saberes
e competências adquiridos por via da formação, este trabalho teve como finalidade identificar
necessidades de formação, operacionalizadas como expressão de preocupações, dificuldades,
expectativas e desejos manifestados pelos supervisores em exercício.
O quadro conceptual engloba uma revisão da literatura sobre conceitos como, supervisão clínica,
modelos, cenários e estilos de supervisão, ciclo de supervisão, perfil de supervisor clínico,
necessidade de formação, análise de necessidades e formação contínua.
Desenvolvemos um estudo exploratório descritivo de natureza qualitativa com um grupo de cinco
sujeitos, Médicos de Família que participam na orientação de alunos nos Centros de Saúde a que
estão afectos.
Para a recolha de dados recorremos à entrevista semi-directiva como base para a construção de
um questionário passível de ser aplicado à população de orientadores que colaboram no ensino
clínico.
Partindo do princípio que os Médicos de Família têm como principal função exercer clínica e não
ensinar, o intuito do presente estudo é dotar a Faculdade de um instrumento capaz de fazer o
levantamento das necessidades e preocupações / obstáculos percebidos pelos Orientadores
Clínicos no desenvolvimento das suas actividades supervisivas, no sentido de poder contribuir de
uma forma eficaz para a Formação de Futuros Médicos. The present study focuses on the Area of Clinical Supervision of the teaching of General and
Familiar Medicine of 6.th Year Students in the Professional Clinical Training at Faculdade de
Medicina da Universidade de Lisboa, and the object of investigation are the representations of the
Family Doctors about supervision in clinical teaching.
Since we consider that the insertion in the supervision activity demands the development of
knowledge and skills acquired through training, this study aimed to identify training needs,
operationalized as an expression of concerns, problems, expectations and wishes of the
supervisor in office.
The framework includes a literature review on concepts such as clinical supervision, models,
scenarios and styles of supervision, supervision cycle, clinical profile of the supervisor, training
needs, and continued formation and needs analysis.
We developed a descriptive exploratory study of qualitative nature with a group of five subjects,
Family Doctors, participating in the orientation of students in the Health Centers to which they are
assigned.
For data collection we relied on the semi-directive interview as the basis for the construction of a
questionnaire that can be applied to the population of advisors who collaborate in clinical teaching.
Assuming that the Family Doctors are mainly responsible for clinical practice rather than teach, the
purpose of this study is to give the College an instrument capable of assessing needs and
concerns / obstacles perceived by the Clinical Supervisors in developing their supervision activities
in order to be able to contribute effectively to train future physicians.