Autor(es):
Loureiro, José António dos Santos, 1955-
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/6301
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Administração educacional; Directores de estabelecimentos de ensino; Avaliação externa; Trabalhos de Projecto de mestrado - 2011
Descrição
Trabalho de Projecto de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 O presente “trabalho de projecto” abordou o modo como o director de um
agrupamento de escolas do distrito de Lisboa, desenvolveu o seu trabalho tendo em
conta os eixos de análise relativos aos papéis e funções, (e o modo como exerce a
liderança) e a tomada de decisão.
Importa referir que, este trabalho foi efectuado em contexto de Avaliação
Externa de Escola, realizada pela Inspecção Geral de Educação.
Para a realização do trabalho partiu-se de duas interrogações, sendo uma, o
modo como o director se “movimenta” face às diversas questões e problemas com que é
confrontado, e outra, como decide face às mesmas questões e problemas com que é
confrontado.
O trabalho foi desenvolvido recorrendo a um modelo de investigação empírico,
construído com informação qualitativa, obtida através de duas inquirições e uma
entrevista ao director do agrupamento.
Os resultados das inquirições revelam uma permanente preocupação do director
relativamente aos papéis relacionais e às funções administrativas, tendo em conta o
contexto vivido, face à Avaliação Externa de escola levada a cabo pela IGE. Por seu
turno, a entrevista revela, por parte do director, processos de tomada de decisão activos
face ao insucesso dos alunos, em determinadas circunstâncias, bem como em relação à
indisciplina de um grupo de alunos, num determinado contexto.
De acordo com o combinado com o director, no final, proceder-se-á à devolução
dos dados recolhidos.
No último capítulo são feitas algumas recomendações, com o objectivo de
contribuir para que a “presença” do director seja mais notada e a sua acção seja mais
centrada na “gestão da liderança” e nos papéis relacionais, em detrimento das funções
administrativas, mobilizando toda a comunidade educativa para uma participação mais
efectiva na vida do agrupamento, contribuindo deste modo para a melhoria do “clima de
escola”. This “project work” dealt with the way a school-head of a Agrupamento de
Escolas in the district of Lisbon developed his work having in mind the axes of analysis
related to the roles and functions (and the way he carries out his leadership) and
decision making.
It is worth mentioning that this work was made within the context of an external School
Assessment, conducted by Educational General Inspection.
This work started out based on two questions, the first one being the way a
school-head “moves” regarding the diverse questions and problems he is faced with,
and the second one how he decides regarding the same questions and problems.
The work was developed based on a model of empirical investigation, built with
qualitative information obtained with two inquiries and one interview with the schoolhead
of the Agrupamento.
The results of the inquiries revealed a permanent preoccupation from the schoolhead
regarding the relational roles and the administrative functions, having in mind the
context of the inspection by the Educational General Inspection. On the other hand, the
interview reveals active processes of decision making regarding bad school results from
pupils, in certain circumstances, as well as lack of discipline from a group of pupils, in a
certain context.
According to what was pre-arranged with the school-head, all the assembled data will
be given back in the end.
In the last chapter, some recommendations are made, with the aim of
contributing for that the presence of the school-head be more noticeable and his action
more centred on “leadership management” and the relational roles, in detriment of the
administrative functions, this way contributing to the existence of a more effective
participation from all the community in the life of the Agrupamento, and helping for the
improvement of a better “school environment”.