Autor(es):
Rosa, Elsa Maria Ferreira, 1976-
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/630
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Criatividade artística; Educação artística; Ensino artístico; Teses de mestrado
Descrição
Tese de mestrado, Educação artística, 2010, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes Nos dias de hoje, a Criatividade ocupa um lugar de evidência, sendo sobejamente abordado nas empresas, na Educação e na sociedade. A sua aprendizagem adquire soberba importância na Escola, enquanto processo para o desenvolvimento de competências essenciais, em especial na Educação Artística e, em particular, na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Por esta razão, e com o intuito de fazermos uma transposição para a realidade concreta do contexto em que leccionamos, decidimos efectuar um estudo empírico para avaliar o conhecimento que os pré-adolescentes têm do conceito de Criatividade e como a avaliam em presença da obra de arte, bem como a percepção e a justificação relativamente à mesma.Este estudo foi realizado com recurso à aplicação de um questionário digital (Access) tendo como população os alunos da Escola Básica 2,3 Mestre Domingos Saraiva. Assim, através deste processo, recolhemos dados relativos às suas preferências, face a um conjunto de obras (fotografia, desenho, pintura e escultura), com recurso às novas tecnologias. Procurámos ainda compreender de que modo os alunos deste grau de ensino relacionam a sua apreciação estética, de carácter cognitivo, em criativo ou original, com as suas preferências de nível afectivo na adesão à obra de arte.Concluímos então, ser necessário desenvolver um trabalho sistemático e mais consistente, de forma a obter uma melhor interiorização, do conceito de criatividade por parte dos alunos In current times, creativity occupies a central position in companies, education and society, where it is the object of frequent discussion. The learning of creativity attains crucial importance in schools as a process for developing critical skills, specifically in artistic education, and especially so with regard to Visual and Technological Education. Hence, and aimed at achieving a transposition to the concrete reality of the context in which we lecture, we decided to carry out an empirical study to assess preadolescents' knowledge of the concept of creativity, and the way they evaluate it when confronted with a piece of art, as well as their perception and justification of it.This study was accomplished with the use of a digital questionnaire (in Access), and was carried out in a population of students from the Escola Básica 2, 3 Mestre Domingos Saraiva. We thus gathered, through this process, information regarding their preferences towards a series of works (photography, drawing, painting and sculpture), with the use of new technologies. Furthermore, we tried to understand how students at this level of education relate their aesthetic appreciation, which is of cognitive, creative or original nature, with their preferences on an affective level in adhering to a work of art. We eventually concluded that, in order to achieve a better interiorization of the creativity concept among students, a systematic and more consistent approach needed to be developed