Autor(es):
Marques, Mélanie Gonçalves, 1988-
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/6287
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Mediação escolar; Educação intercultural; Mediação de conflitos; Relatórios de Estágio de mestrado - 2011
Descrição
Relatório de Estágio de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 O presente trabalho, enquadra-se na modalidade de estágio curricular, realizado no
Agrupamento de Escolas do Bairro Padre Cruz, para obtenção do grau de Mestre em
Ciências da Educação, na área da Educação Intercultural.
A área de intervenção em que esta modalidade de trabalho se insere é a Mediação
Socioeducativa em contexto escolar. E teve como principal objectivo compreender
como se aplica a mediação num contexto tão dinâmico e heterogéneo como é o caso da
Escola do Bairro Padre Cruz.
Durante o estágio, integrei um conjunto de projectos e actividades que incidiram,
fundamentalmente, no apoio à dinamização das acções levadas a cabo pelo GAAF
(Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família), na presença e análise do trabalho realizado
no EIRA (Espaço de Integração, Reflexão e Actividade) e ainda, na concepção e
desenvolvimento de um Clube de Mediação.
A realização do estágio nestes diferentes projectos/serviços do Agrupamento de Escolas
do Bairro Padre Cruz permitiu-me compreender como se pratica e desenvolve a
mediação num contexto como este. Ao mesmo tempo, consolidei essas aprendizagens
com um conjunto de bases teóricas que não só fundamentaram a área de intervenção em
que estava a actuar, como também o contexto escolar em que estava inserida. This work into the kind of curricular, in neighborhood Padre Cruz School, for the
Degree of Master of Science in Education in the area of Intercultural Education.
The area of intervention performed in this type of work was on Socio Mediation in
school context and had as main objective to understand how to do mediation in a
context as dynamic and plural as in the case of neighborhood Padre Cruz School.
In methodological terms, I joined a number of projects and activities, wich mainly
focused in participation and dynamic shares of GAAF (Gabinete de Apoio ao Aluno e à
Família), in presence and studying the work of EIRA (Espaço de Integração, Reflexão e
Actividade) and in the design and development of a Mediation Club.
The realization of the traineeship at the different services and projects to neighborhood
Padre Cruz School allowed me to understand how to apply the mediation in such
context. At the same time, consolidate these learnings with a set of theoretical bases that
not only justified the intervention area that was acting, but also the school context in it
was inserted.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Freire, Isabel Pimenta, 1952-