Autor(es):
Oliveira, Maria Paula Rosa Delgado Bandeira de, 1958-
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/6278
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Educação de adultos - Portugal; Trabalho colaborativo; Trabalho de projecto; Teses de mestrado - 2011
Descrição
Tese de mestrado, Educação (Formação e Aprendizagem ao Longo da Vida), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 Os cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) possuem uma estrutura
curricular orientada para o desenvolvimento de competências nos formandos o que
possibilita a utilização de metodologias diversificadas que poderão ir ao encontro das
suas necessidades de formação.
No âmbito do curso EFA de dupla certificação de Técnico de Análise
Laboratorial construímos um projecto visando o desenvolvimento de competências,
promovidas através de actividades colaborativas, que envolveram
professores/formadores e alunos/formandos.
Com esta investigação, assente numa metodologia interpretativa de natureza
qualitativa, pretendemos compreender uma acção educativa na perspectiva dos
intervenientes, formandos e formadores participantes. Houve a preocupação de saber a
forma como os formandos percepcionam, apreciam e validam o processo, assim como
de conhecer a perspectiva dos formadores face às práticas desenvolvidas.
As estratégias utilizadas na recolha de dados incluíram a observação
participante, a entrevista e a análise documental, nomeadamente os instrumentos de
autoavaliação utilizados e as produções escritas dos alunos. De forma a dar resposta à
questão de investigação, a informação recolhida foi organizada de modo
predominantemente descritivo e em simultâneo com a sua interpretação.
Os resultados obtidos vão no sentido de mostrar que o trabalho de projecto e
colaborativo pode servir uma prática orientada para processos formativos mais
adequados à educação e formação de adultos numa perspectiva de desenvolvimento e
crescimento pessoal com impacto nos aspectos profissional, social e político dos
formandos. "Education and Training Courses for Adults" (EFA) have a curriculum structure
that enables the use of different methodologies development for trainee‟s skills and
needs. In an EFA course for analysis certification, this curricular project was developed
to assess educational collaborative activities involving trainers and trainees.
The purpose of this work is to understand the educational activity adopted
through the participants perspective.
Qualitative data was collected using different strategies such as: participant
observation, interviews and, analysis of trainees‟ self-evaluation and written work.
Qualitative content analysis methodology was used to assess the collected data. The
results achieved show that projects and collaborative work are educational
methodologies that improve EFA courses and can also advance the growth of trainees
personally, professionally, politically and socially.