Autor(es):
Ramos, Maria Zamira Pires, 1955-
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/6273
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Envolvimento dos alunos; Motivação dos alunos; Ensino secundário - Portugal; Teses de mestrado - 2012
Descrição
Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 Este estudo teve como objectivo principal descrever, compreender e comparar os alunos do
12º ano de escolaridade, dos cursos profissional, geral e nocturno, numa Escola Secundária de
Lisboa, em relação ao seu envolvimento escolar, e analisar as consequências do envolvimento
e da motivação dos alunos a nível afectivo, comportamental e cognitivo. A metodologia
adoptada é descritiva e interpretativa. No estudo participaram 60 alunos dos cursos
profissional, geral, nocturno. Os instrumentos de recolha de dados foram: O Questionário do
Envolvimento dos Estudantes na Escola (QEEE), (adaptado por Veiga, 2009), cujo fim é
procurar conhecer as representações dos estudantes em relação às suas experiências de
aprendizagem. Um segundo Questionário sobre a Motivação e Envolvimento na Sala de
Aula, de resposta aberta, foi aplicado com vista a estudar a importância da motivação e do
envolvimento dos alunos na sala de aula, onde estes referem as expectativas face ao ensino
secundário, a recompensa pelo esforço de estudo, pela motivação e envolvimento dos alunos
no interesse e gosto pela escola, e, ainda, sobre a motivação e envolvimento dos professores
para com os alunos, salientando a sua influência na aprendizagem dos alunos, no gosto e
participação das actividades escolares. É, também, referido que o relacionamento dos alunos
entre si e os professores é positivo e muito gratificante. Segundo as representações dos
alunos, espelhada na maioria das respostas dadas, os professores desempenham um papel
determinante no rendimento escolar de qualquer aluno e, para além de serem professores, são
acima de tudo seus amigos. A análise dos resultados obtidos nos questionários evidencia
diferenças sobre a motivação e o envolvimento dos alunos dos diferentes cursos. Os
resultados obtidos também evidenciam que quanto maior for o envolvimento dos professores
com os alunos, tanto maior é a possibilidade de estes se envolverem nas actividades das aulas
e da escola, tendo, assim, um desempenho mais eficaz. O estudo termina com a indicação de
limitações e apresenta algumas sugestões como proposta de futuro trabalho. This survey had as its main purpose to describe, understand and compare 12th form
pupils, who are attending the professional, regular and evening courses in a Secondary
School in Lisbon, concerning their school engagement, and this way analyse their
engagement consequences and the pupils’ motivation in an emotional, a behavioural
and a cognitive level. The adopted procedure is both descriptive and interpretative. In
this survey there take part 60 pupils attending either the regular or the professional or
even the evening courses. The documents used to gather data up were the Questionário
do Envolvimento dos Estudantes na Escola (QEE) – Questionnaire of the pupils’
engagement in the School (adapted by Veiga, 2009), whose aim is to find out the pupils’
awareness towards their learning experiences. Another questionnaire about Motivation
and Engagement in the classroom, open answer one, was used to study the importance
of pupils’ motivation and engagement in the classroom where they refer their
expectations up to the secondary education, their reward for their learning effort, for
their motivation and their engagement regarding their interest and their school liking,
and also, about their teachers’ motivation and engagement towards their pupils,
pointing out their influence up to their pupils’ learning, their liking and their
participation in school events and activities. It is also referred that the relationship both
among pupils themselves and their teachers is positive and pretty rewarding. After these
pupils’ representations, which can be read in the bulk of their answers, their teachers
play an important role in their school results since besides being teachers they are
especially friends. The analysis of the results obtained via the questionnaires
demonstrates differences about pupils’ motivation and engagement in the different
courses. The results obtained also demonstrate the more the teachers’ engagement is up
to their pupils the higher the pupils’ chance to participate in the classroom and the
school activities, having this way a more effective performance.The study is concluded
by showing the limitations and by pointing out some suggestions as a future work
proposal.