Autor(es):
Medeiros, Sandra Paula Alexandre Valentim, 1971-
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/6262
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Novas tecnologias da informação e da comunicação; Tecnologias educativas; Formação de professores - Portugal; Teses de mestrado - 2011
Descrição
Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 O presente estudo aborda como questão central a utilização educativa das
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Focaliza-se igualmente uma
questão de suma importância – a motivação dos docentes nesse domínio particular
e cruza estes dois fatores com outros elementos relevantes, como seja, o acesso a
equipamentos e a formação na área específica. Em particular, as suas linhas
orientadoras abordam a mudança e a modernização em educação, no processo de
integração e exploração das TIC. A panóplia de meios e recursos que hoje
dispomos constitui um dos maiores desafios com que se debate a escola e os
professores, de tal forma que estes são cada vez mais incontornáveis na prática
pedagógica. Sendo que todas essas transformações têm provocado mudanças
significativas no papel e função docentes, estando-se assim perante duas facetas do
mesmo problema, por um lado, o aumento das exigências e responsabilidades e,
por outro, a perca de alguns condições que lhes concedia o bem-estar e o
reconheciam como o único detentor do saber e de autoridade.
Tendo em conta a problemática deste trabalho, pretende-se enfatizar a
relação entre os docentes e a motivação para utilização das TIC em contexto de
trabalho e as implicações desta relação em escolas adequadamente apetrechadas
tecnologicamente e outra com défice de recursos tecnológicos e sem a
implementação do Plano Tecnológico da Educação. Assume-se uma abordagem
metodológica que incide sobre um estudo de natureza descritivo e correlacional,
realizado em duas Escolas do Concelho de Torres Vedras, com cerca de 127
docentes, durante o ano letivo 2010/2011, com vista a compreender a dialética e
inter-relação entre escola/meios e recursos tecnológicos e a respetiva motivação
dos docentes para utilizar e integrar as TIC no contexto educativo, bem como o
nível de formação obtida na área. Procura-se ainda organizar informações
relevantes em torno dos fatores potencializadores e limitativos do processo de
integração das TIC. This study is mainly focused on the educational use of technology and on
teachers’ motivation towards this. It also establishes links between these two
matters and other relevant ones such as access to equipment and teacher training in
this specific area. Its specific guidelines approach change and modernization in
education as far as integration and exploitation of Computer technologies in
education are concerned. The array of resources currently available is one of the
biggest challenges faced by school and teachers, making them unavoidable in
teaching practice.
All these transformations have caused significant changes in the role and
work of teachers, which leads us to stand before two sides of the same problem.
On the one hand, the increase of responsibility and demands from the teacher; on
the other hand, the loss of some conditions which granted teachers their well-being
as well as the recognition of their knowledge and authority. Considering the topics
of this research, we will try to emphasize the link between teachers and their
motivation for using technologies in the classroom and the implications of this link
in well-equipped schools and the poorly-equipped which didn’t benefit from the
‘Plano Tecnológico da Educação.
This research focuses on a descriptive and correlational study which took
place in two schools in Torres Vedras, comprising 127 teachers during the
2010/2011 school year. The goal is to understand the dialectics and inter-relation
between school/equipment and technological equipment and the motivation of
teachers to integrate computer technologies in educational contexts, as well as the
amount of training in the area. It also tries to organize important information
around the enabling and limiting factors of the process of integrating computer
technologies.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-