Author(s):
Faria, António Nuno de Moura Marques Correia de, 1972-
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/6252
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Novas tecnologias da informação e da comunicação; Wikis; Aprendizagem colaborativa; Web 2.0; Teses de mestrado - 2011
Description
Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 O Wiki é uma ferramenta que se pode sucintamente caracterizar como acessível a partir
de um browser, de edição aberta a todos (opcional), sem necessidade de conhecimentos
de programação ou de linguagens específicas para além do comum processador de texto.
A aprendizagem procura-se cada vez mais construtivista, pelo que os Wikis se
constituem como espaços em presença ou a distância que favorecem a aprendizagem por
interação de ideias e construção conjunta de conhecimentos, com constante acesso a
fontes atualizadas na Internet. A investigação desenvolvida procurou analisar a
utilização colaborativa de um Wiki, enquanto artefacto tecnológico para a aprendizagem
formal e informal de conteúdos sobre Darwin. Começamos por definir os Wikis como
ferramenta integrada na Web 2.0 e posteriormente é apresentada a sua exploração no
ensino secundário. O estudo desenvolveu-se através da utilização do
wikidedarwin.pbworks.com e envolveu os dois docentes de três turmas do 11º ano do
ensino secundário e sessenta e nove alunos, de uma escola privada de Lisboa. A temática
foi primeiramente abordada nos contextos previstos no programa, para ser
posteriormente explorada e aprofundada, em trabalho de grupo, numa de três vertentes: a
viagem de Darwin no HMS Beagle, a influência da família e a influência de outros
cientistas. O Wiki regista as intervenções de cada participante, o que permite a posterior
análise das interações estabelecidas. Os resultados permitem observar que se
estabelecem baixos níveis de interação, sendo sempre mais elevadas as interações
unidirecionais, relativamente às bidirecionais. Regista-se, também, a existência de
alguns alunos que não estabelecem qualquer interação em nenhum dos grupos de
trabalho. Considera-se ter sido uma experiência profícua, mas que decorreu num curto
espaço de tempo. Uma exploração temporal mais alargada irá, seguramente, mostrar um
número maior de interações e uma maior frequência no envolvimento dos alunos no
trabalho a desenvolver. Destacam-se aspetos facilitadores e inibidores do trabalho
colaborativo no Wiki e do seu uso na aprendizagem. The Wiki is a tool that can be succinctly characterized as accessible from a browser,
open to all, allowing free editing (optional), no need of programming knowledge or
specific languages beyond the ordinary word processor. Learning should always be
constructivist, so the Wiki is constituted as a space in presence or distance learning that
promotes interaction of ideas and joint construction of knowledge, with constant access
to updated sources on the Internet. This research is intended to analyse the collaborative
use of a Wiki while technological artefact to the formal and informal learning content
about Darwin. We begin by defining a framework of Wiki as a tool integrated into Web
2.0 and later present the Wiki integration in secondary education. This study was
developed using the wikidedarwin.pbworks.com and involved two teachers and three
groups of the eleventh year students, totalizing sixty-nine pupils, from a private school
in Lisbon. The thematic was first lectured following the official programme contexts, to
be further explored and deepened, in group work, in one of three areas: Darwin's voyage
on HMS Beagle, the family's influence and the influence of other scientists. The Wiki
records the interventions of each participant, so it allows further analysis of the
established interactions. The results allowed us to observe that low levels of interaction
where established in some groups, whereas others present significant levels of
interaction. We also verify that unidirectional interactions largely outnumber two-way
interactions. The existence of some students who do not establish any interaction in any
of the working groups is also remarked. We consider it to have been a successful
experience, despite having occurred in a short period of time. A more extensive
exploration in time would surely show a greater number of interactions and a greater
frequency in student involvement in their work. We highlight facilitator and inhibitor
aspects of collaborative work in the Wiki and in its use in learning.