Autor(es):
Castanheira, Ondina Leonor da Silva, 1975-
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/6248
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Novas tecnologias da informação e da comunicação; Web 2.0; Ludoterapia; Teses de mestrado - 2011
Descrição
Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 A evolução tecnológica é um fenómeno constante na civilização. Entre as
múltiplas dimensões e consequências das inovações estão as novas sensações e
experiências que proporcionam. O progresso vertiginoso das Tecnologias de Informação
e comunicação (TIC) assim o demonstra - o que há poucas décadas não passavam de
experiências pontuais e muito básicas está presente, nos nossos dias, em vários campos
sustentando novas dinâmicas interventivas.
As TIC entram em força num novo espaço escolar – Escola do Hospital – onde
atitudes de colaboração, interatividade e partilha de saberes, estão inerentes no contexto
educativo/didático/lúdico das crianças e jovens adolescentes que se encontram
hospitalizados.
Refletir sobre a Escola do Hospital significa dirigir o olhar sobre a Escola, a
sociedade e as relações que nela se estabelecem, compreendendo também que as práticas
pedagógicas que se desenvolvem no ambiente hospitalar possam dialogar com aquelas
que são desenvolvidas na escola tradicional.
A educação e a aprendizagem dentro do hospital e o modo como os docentes,
através das TIC, podem contribuir para o bem-estar da criança que está privada das
interações sociais próprias da infância é o domínio da presente investigação.
No que concerne o enquadramento teórico, o trabalho centrou-se nas temáticas das
TIC, Web 2.0, brincar, brinquedo terapêutico e ludoterapia, no contexto
lúdico/didático/educativo, para obter resposta às perguntas que delinearam o estudo.
Adotou-se uma metodologia qualitativa e exploratória e o instrumento mobilizado
para a recolha de dados foram as entrevistas aos docentes envolvidos nos projetos. Foram
entrevistadas oito professoras de quatro escolas de hospitais localizados em Lisboa que se
disponibilizaram para esse efeito.
Na componente empírica, através de entrevistas, que constituíram o instrumento
privilegiado no processo de recolha de dados, procurou-se dar resposta às questões
orientadoras do estudo.
Percebemos que, ainda que de forma pouco alargada e com o estudo que
efetuámos apenas nas escolas do hospital da cidade de Lisboa, as TIC estão inseridas no
processo de ensino-aprendizagem da criança hospitalizada, ainda sem serem incluídas no currículo personalizado de cada aluno mas sendo integradas como ferramenta de trabalho
e de pesquisa. Technological change is a constant phenomenon in our civilization. The many
dimensions and consequences of innovation provide new experiences and sensations. The
fast progress of Information and Communication Technologies (ICT) proves it: some
decades ago these technologies were only isolated and basic experiments. However,
nowadays they exist in many areas and they support new interventional dynamics.
ICT play a crucial role in a new school area – the Hospital School - where
collaboration, interaction and knowledge sharing are inherent in the
learning/teaching/entertaining context as far as hospitalized children and young
adolescents are concerned.
To think about the School Hospital is to look directly at school, society and the
established relationships. It means that one should understand that the teaching practices
that are developed in hospital environment are related to those used in the traditional
school.
The main theme of this research is concerned with education and learning within
the hospital and how teachers can help children who are deprived of social interactions,
through ICT.
Regarding the theoretical framework, this study is focused on the themes related
to ICT, Web 2.0, playing, therapeutic toys and play therapy in a playing, teaching and
educational context, in order to find answers to the questions that guided this research.
An exploratory qualitative methodology was adopted. The interview was the
collecting data procedure. Eight teachers of four hospital schools located in Lisbon were
interviewed.
Although this study was only applied in hospital schools located in Lisbon, one
can conclude that ICTs are embedded in the teaching-learning process of hospitalized
children. This happens without a customized curriculum but they are valuable tools for
work and research.