Author(s):
Marques, Sara Silva, 1987-
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/6246
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Avaliação das aprendizagens; Avaliação externa; Práticas de avaliação; Teses de mestrado - 2011
Description
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 O propósito essencial deste estudo consistia em analisar a influência que as Provas
Aferidas de Língua Portuguesa e Matemática do 4º ano de escolaridade exercem sobre as
práticas de ensino e avaliação dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para este estudo,
foram delineadas três questões de investigação, sendo as mesmas: 1) Como se podem
caracterizar as relações entre as Provas de Aferição do 4º ano de escolaridade e as práticas de
ensino e de avaliação dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico?; 2) De que forma é que
os órgãos instituídos de uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico mobilizam os resultados
das provas de aferição para tomar decisões relativas à sua organização e fundamentação
pedagógica?; 3) De que forma é que os resultados das provas de aferição são utilizados pelos
professores para melhorar os processos de organização do ensino?
Os dados foram recolhidos de Abril a Maio de 2011, consistindo essencialmente na
observação de aulas de três professores que leccionaram junto de turmas do 4º de
escolaridade; em entrevistas às docentes em questão e, por fim, entrevista à coordenadora da
escola onde se realizou o estudo.
A realização do estudo permitiu elaborar algumas conclusões. Primeiramente, as
professoras participantes recorreram a actividades de ensino direccionadas para a preparação
dos alunos para a Prova de Aferição, com a adopção de tarefas avaliativas de cariz sumativo.
Por outro lado, os órgãos instituídos da escola não delinearam estratégias de análise dos
resultados dos alunos nas Provas de Aferição, pelo que as mesmas não têm representatividade
na tomada de decisões no âmbito da organização e fundamentação pedagógicas da escola. The main purpose of this study was to analyze the influence of a fourth grade low stakes
evaluation in Mathematics and Portuguese in teacher’s teaching and evaluation practices. For
this study, we designed three investigation questions, as so: 1) How can we analyze the
relations between fourth grade low stakes evaluations and teacher’s teaching and evaluation
practices?; 2) How primary school administrations mobilize low stakes evaluation results, in
order to make decisions due to pedagogical and organizational issues?; 3) In which way low
stakes evaluation results are used by teachers to improve teaching organization processes?
Data were collected between April and May 2011, mainly consisted by three fourthgrade
teachers class observations; interviews to these three teachers and to the school
director, where this study took place.
Making this study allowed us to reach some conclusions. First of all, participant teachers
used teaching activities related to student’s preparation for the low stakes evaluations, using
summative evaluation tasks. On the other hand, school’s administration elements didn’t make
any student’s results analyze. So, they don’t have a role in the decision making in
pedagogical and organizational issues inside their school.