Detalhes do Documento

Choque de realidade dos professores principiantes em Díli (Timor-Leste) : um es...

Autor(es): Guterres, Maria Filomena Lay, 1960- cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/6243

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Formação de professores; Professores principiantes; Necessidades de formação; Teses de mestrado - 2011


Descrição
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 O presente trabalho insere-se na área científica das Ciências da Educação, no domínio da Formação de Professores, mais concretamente no domínio da Formação Inicial de Professores. A investigação teve como objecto primordial a realidade dos professores principiantes em Timor-Leste, de forma mais precisa as necessidades de formação por eles identificadas. Teve como intenção geral melhorarmos a nossa contribuição e também uma tentativa de darmos a conhecer a nossa realidade. Os objectivos específicos do estudo são: Identificar as necessidades percebidas pelos professores principiantes no início da sua carreira profissional e nas funções a ela inerentes; Identificar a importância atribuída à formação recebida por estes professores; Identificar as dificuldades dos professores principiantes e como eles superam as dificuldades; Conhecer as necessidades de apoio/formação dos professores principiantes de português no início de carreira. O estudo foi realizado com professores que estavam a trabalhar em Timor-Leste no ano lectivo 2010/2011. Os sujeitos do estudo foram os professores principiantes de Português em Díli. Desenvolvemos um estudo exploratório, e, como base metodológica de recolha de dados, utilizámos a entrevista semi-directiva, seguida da respectiva análise de conteúdo e o questionário cujos dados foram tratados estatisticamente no programa SPSS estatistic 18 e Excell 2007. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que os professores que participaram no estudo revelam ter dificuldades consideráveis relacionados com os aspectos relativos ao ensino aprendizagem. Permitiu-nos identificar e necessidades percebidas nos seus primeiros anos de carreira, nomeadamente necessidades relativas ao apoio pedagógico, às reformas no ensino do português e à obtenção de manuais escolares. Conclui-se que há a necessidade de alicerçar a formação inicial com programas de formação que possam responder às necessidades reais do país; que há necessidade de apoio aos professores principiantes durante a inserção profissional e parece ser também necessário a criação de manuais escolares para as escolas em Timor-Leste. This work is a part of the scientific field of Educational Sciences and Teachers' professional Formation, specifically in the field of Initial Teacher Training in East Timor. The research aimed to study the reality of Novice Teachers in East Timor and their needs of formation. It had the general objective to improve our contribution and attempt to obtain more knowledge. The specific objectives were: To identify the needs perceived by the teachers from initial level at the begining of their careers and the functions attached to their job; Identify the importance of training received by these teachers within the first 3 years; identify the difficulties of begining teachers and how they overcome the difficulties, know the need for support/training of novice teachers of Portuguese in their early career. The study was conducted in East Timor. The study subjects were initiating Portuguese teachers in Díli. We developed an exploratory study, qualitative in nature and, as a methodological basis for data collection, we used the semi-directive interview followed by the respective content and questionnaire analysis. The questionnaire data was treated statistically using SPSS 18 and Excel 2007. The results permeates us to conclude that teachers who participated in the study turn out to have considerable difficulties related to the aspects relating to teaching and learning. It allowed us to identify and perceived needs in the early years of their career, including requirements relating to educational support, the reforms in Portuguese teaching and obtaining textbooks. We conclude that there is a need to underpin the initial training program that can meet the real needs of the country. The need to support beginning teachers during professional integration and it also seems to be necessary to create textbooks for schools in East Timor.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Rodrigues, Ângela, 1948-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia