Detalhes do Documento

O contributo do trabalho colaborativo para o desenvolvimento profissional dos p...

Autor(es): Lopes, Maria Manuela Fava, 1952- cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/6151

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Prática profissional; Formação de professores; Trabalho colaborativo; Desenvolvimento profissional - Professores; Teses de mestrado - 2011


Descrição
Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Organização da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 O enfoque desta investigação foi o trabalho colaborativo e reflexivo entre professores do Departamento Curricular de Línguas da Escola Básica de Elias Garcia, na Sobreda, e o seu objetivo foi descobrir em que medida o trabalho colaborativo entre os professores contribuiu para o seu desenvolvimento profissional e para a melhoria das aprendizagens dos seus alunos. Para tal, e optando por uma metodologia qualitativa apresentando um estudo de caso, foi levado a cabo um projeto de investigação-ação colaborativa entre os elementos do Departamento, tentando, continuamente, encontrar soluções para o desinteresse dos alunos pela aprendizagem, o desrespeito pela figura do professor e a agitação e indisciplina constantes em aula. O plano de trabalho desta investigação foi apresentado e acreditado pelo Conselho Científico da Formação Contínua e considerado projeto de formação de professores pelo Centro de Formação Almadaforma. No decorrer desta investigação, os professores foram experimentando e partilhando materiais e estratégias pedagógicas e recebendo o “feedback” dos alunos através de três inquéritos aplicados ao longo dos 2º e 3º períodos. A análise e interpretação dos resultados recebidos através de diários escritos pelos professores participantes e dos inquéritos aos alunos, apontam para algum sucesso desta investigação-ação, com os professores a conseguirem maior motivação e concentração dos alunos e maior acalmia das turmas e a aprendizagem das três línguas que compõem o Departamento a apresentarem uma ligeira melhoria de resultados. Os professores evidenciaram superação de estados de desânimo com entusiasmo pelas suas práticas, gosto pela partilha e colaboração e desejo de se tornarem professores reflexivos e investigadores. The topic of this investigation was the collaborative and reflective work among teachers from the Language Department at the Elementary School of Elias Garcia at Sobreda and the research objective was to find out whether this collaborative work was a cause to those teachers’ professional development and to the improvement of students’ learning. For that purpose and choosing a qualitative approach, presenting a case-study, an action-research project was carried out among the Department’s elements, continuously trying to find out solutions for the students’ complete lack of interest in learning, their disrespect for the teachers and their constant lack of discipline in class. This investigation was presented to and credited by the Conselho Científico da Formação Contínua and accepted as a teachers’ formation by the Formation Centre Almadaforma. Along the research, teachers have experienced and shared resources and pedagogical strategies and received students’ feedback through three questionnaires applied along the 2nd and the 3rd school terms. The analysis and interpretation of the results got through the teachers’ learning audits and the questionnaires to students, show some success of the action-research, with teachers overcoming depression and getting more motivation and concentration from their students and calmness in class and the three languages that make the Department showing a light improvement in the learning results. Teachers expressed their enthusiasm for teaching, pleasure for sharing and cooperation and wish to definitely become reflective teachers and investigators.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Salema, Maria Helena, 1943-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia