Autor(es):
Lopes, Ângela Maria Gonçalves Moreno, 1984-
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/6070
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Educação intercultural - Portugal; Marketing social; Inclusão social; Relatórios de Estágio de mestrado - 2011
Descrição
Relatório de Estágio de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 O presente trabalho é o produto final do estágio curricular realizado no
Programa Escolhas, no âmbito do mestrado em Ciências da Educação na área de
especialização em Educação Intercultural.
O programa Escolhas é um programa de âmbito nacional, que visa promover a
inclusão social de crianças e jovens provenientes de meios socioeconómicos
vulneráveis, dando especial atenção aos descendentes de imigrantes e minorias étnicas,
tendo em vista a igualdade de oportunidades e a coesão social.
Com este relatório pretendo dar a conhecer, de uma forma reflexiva, as
actividades que realizei, ao longo da permanência na instituição acolhedora,
contextualizando-as nos projectos em que se integraram.
O principal foco e actividade com maior implicação deste estágio foi a criação
de um manual técnico-pedagógico assente na filosofia e na prática de marketing social,
destinado aos profissionais que actuam nos territórios afectos ao Programa Escolhas.
O desenvolvimento das actividades de estágio a toda a reflexão posterior,
assentou no uso de competências de investigação que adquiri ao longo da minha
formação, designadamente o uso de procedimentos de investigação qualitativa,
entrevistas, observação participante, notas de campo, análise de conteúdos e estudos de
caso.
Procurei sustentar na fundamentação teórica as temáticas abordadas durante as
tarefas de estágio de modo a dar fiabilidade e consistência ao trabalho desenvolvido.
Fazendo um balanço de todo o percurso de estágio, considero que o resultado foi
positivo, na medida em que foi um processo de constante aprendizagem, tanto a nível
pessoal como profissional. This report is the result of the curricular internship made in the Programa
Escolhas (Program Choices), as part of a master degree in the field of Sciences of
Education, with a specialization in the field of Intercultural Education.
Escolhas is a national project, which aim is to promote social integration of
children and youngsters from vulnerable socioeconomic neighborhoods. It focuses
specialy on those descendants from immigrants and ethnical minorities, with the
purpose of giving them equal opportunities and social cohesion.
This report intends to describe the activities made during the internship within
the Programa Escolhas, and contextualize them within the Project.
The main focus and most important activity during this internship was the
elaboration of a technical pedagogic manual based on the principles and practice of
social marketing, destined to professionals who work within the areas where the
Programa Escolhas is implemented.
The internship activities and all the posterior analysis, is based on the use of
research methods learned throughout the internship, namely, qualitative research –
interviews, participative observation, fieldwork notes, data analysis and case studies.
I have supported the subjects approached during fieldwork with its theoretical
framework in order to assure the credibility and cohesion of the work developed.
I consider this fieldwork’s result to be positive, once that it was a consistent
learning process, both personal and professionally.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Freire, Isabel Pimenta, 1952-