Autor(es):
Mendes, José Alexandre Justo, 1979-
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/6042
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Didáctica das ciências; Literacia científica; Blogs; Teses de mestrado - 2011
Descrição
Tese de mestrado, Educação (Didáctica das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 Este estudo analisa as potencialidades de uma atividade de investigação do Projeto Internacional PARSEL na promoção da literacia científica, no ensino da Física e da Química, em alunos do oitavo ano de escolaridade, utilizando um blog como suporte à realização da atividade. Especificamente, procura dar resposta aos seguintes aspetos: (i) Verificar se a realização da atividade do projeto PARSEL é promotora da literacia científica; (ii) Verificar se a atividade tem impacto e aumenta o interesse dos alunos pelo ensino das ciências, em particular das Ciências Físico-Químicas; (iii) Verificar qual a perceção dos alunos, sobre a relevância da ciência e tecnologia para o dia a dia; (iv) Estudar as potencialidades do blog, como ferramenta auxiliar na realização de uma atividade; (v) Identificar as potencialidades educativas que os alunos atribuem à atividade realizada; (vi) Identificar as dificuldades que os alunos manifestam na realização da atividade.
Para se atingir estas finalidades, utilizou-se uma metodologia de investigação qualitativa com orientação interpretativa, onde o investigador investiga a sua própria prática através da aplicação de uma proposta didática em contexto natural.
Neste estudo participaram 52 alunos de três turmas do 8º ano de escolaridade de uma escola de Estremoz. Foram utilizados vários métodos de recolha de dados: observação naturalista, entrevistas em grupo focal, aplicação de questionário e análise de documentos escritos, nomeadamente do conteúdo do blog, de um relatório e das respostas a questões de um teste de avaliação.
Os resultados obtidos permitiram verificar que foram estabelecidas condições facilitadoras para a aquisição e desenvolvimento de competências indispensáveis na promoção da literacia científica, um maior interesse dos alunos pelo ensino das ciências, que a atividade é avaliada de forma positiva pelos alunos e, ainda, que a utilização do blog poderá constituir uma mais valia, para que os alunos mais facilmente possam construir conhecimento e desenvolver competências básicas. This study examines the potential of a research activity of the International Project PARSEL in promoting scientific literacy in the teaching of physics and chemistry, students in eighth grade, using a blog as a support to the activity. Specifically, it aims to address the following aspects: (i) verify the completion of the project activity is PARSEL promoting scientific literacy, (ii) verify that the activity has an impact and increases students' interest in teaching science, particularly the Physics and Chemistry, (iii) To verify the perception of students regarding the relevance of science and technology for day to day, (iv) To study the potential of the blog, as an auxiliary tool in performing an activity, (v) Identify the educational potential that students bring to the activity performed, (vi) identify the difficulties that students manifested in the activity.
To achieve these purposes, we used a qualitative research methodology with interpretative guidance, where the researcher was investigating their own practice through the application of a didactic proposal on natural context.
This study involved 52 students from three classes of the 8th grade at a school of Estremoz. A range of methods of data collection: naturalistic observation, focus group interviews, questionnaires and analysis of written documents, including the content of the blog, a report and responses to questions of an assessment test.
The results allowed to verify that conditions have been established to facilitate the acquisition and development of skills needed in the promotion of scientific literacy, a growing interest among students by teaching science, that the activity is evaluated positively by the students and also the use of the blog can provide an added value, so that students can more easily build knowledge and develop basic skills.