Autor(es):
Tiago, Helena Paula Patrício, 1980-
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/6036
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Formação de adultos - Portugal; Professores do ensino secundário; Adultos pouco escolarizados - Portugal; Trabalhos de Projecto de mestrado - 2011
Descrição
Trabalho de Projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 O presente trabalho tem como objectivo analisar a minha evolução enquanto profissional da
educação, isto é, enquanto professora do ensino básico e secundário e formadora de jovens e
adultos pouco escolarizados. Através da reflexão sobre a minha experiência adquirida, primeiro
como professora depois como formadora, e da posterior comparação do meu percurso
profissional ao de outros colegas com um percurso profissional semelhante ao meu, procuro
identificar alguns elementos comuns a diferentes percursos. Para além disso, procuro também
sistematizar a informação e os dados recolhidos em entrevistas, para tentar compreender como
é que estes profissionais definem cada uma das suas actividades, o que comparam e o que
transportam de uma para a outra, fazendo, desta forma, uma análise distanciada sobre as
minhas próprias práticas profissionais. Procuro reunir elementos para responder às questões:
como “se forma” o professor em formador? Quais as fronteiras entre as duas actividades? Para
além dos elementos analisados em torno destas questões, exploro ainda algumas ideias sobre a
percepção que estes profissionais têm do sistema educativo e da oferta educativa para jovens e
para adultos em Portugal.
Ao longo deste trabalho articulam-se os assuntos referidos nesta complexa reflexão
profissional com uma reflexão teórica sobre as questões relacionadas com políticas
internacionais e nacionais na base da temática da educação e formação de jovens e adultos
pouco escolarizados, afunilando-se o olhar sobre este grande tema ao se abordarem questões
relacionadas com os modelos educativos, até se chegar às questões ligadas à complexidade das
funções do professor e do formador de jovens e de adultos pouco escolarizados.
Assim, através do relato e da análise das experiências vividas pelos profissionais da educação
e da relação estabelecida com esse quadro e com questões teóricas pertinentes, espero, para
além da consolidação do meu aperfeiçoamento profissional, ajudar outros a construir um melhor
entendimento desta realidade abordada, facilitando, em última análise, o desempenho da
actividade do professor/ formador no século XXI. The aim of this paper is the analyses of my professional evolution as a teacher and as a trainer.
Throughout a process of reflection about my professional experience in both jobs and relating it
with the experience from other colleagues, I intent to learn more about common elements in
these different paths. I also intent to analyze date gathered in interviews in order to understand
how these professionals define each job, what they identify as being similar and different about
them, and lastly, I’ll use this information to analyze my own professional practice. Therefore I’ll try
to answer the following questions: how does a teacher learn to become a trainer? What are the
frontiers between these two jobs? Besides I’ll also try to learn more about the ideas that these
professionals have on the national system of education (especially middle and high school) and
vocational educations for youths and adults with little formal education in Portugal.
This complex reflection is linked to a theoretical reflection on matters related to international
and national policies directed to youths and adults with little formal education, models of
education and the different roles played by teachers and trainers.
With all these reflections I hope to grow as a professional as well as to help others
understanding and empowering their performances as teachers and trainers in the 21st century.