Author(s):
Campos, António Olímpio Dias
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/5984
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Tecnologias educativas; Educação tecnológica; Novas tecnologias da informação e da comunicação; Teses de mestrado - 2011
Description
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 O uso generalizado das TIC é hoje uma realidade incontornável, tanto em contextos
pessoais como profissionais ou académicos, criando “agitação” nas escolas e alterando o
modo como se trabalha. Enquanto professor, profissional, foi esta vertente que nos
interessou abordar na investigação que realizámos, e que teve como objecto de estudo a
disciplina que leccionamos, a disciplina de Educação Tecnológica.
Enquadrada na área das Ciências da Educação, a investigação que realizámos foi
estruturada tendo como base três eixos de reflexão decorrentes do mesmo número de
questões de investigação: o que é a disciplina de Educação Tecnológica? O que pensam
os professores de Educação Tecnológica da sua disciplina? E que potencial pedagógico
têm as TIC para que se possam integrar, com vantagens, nas práticas pedagógicas da
disciplina de Educação Tecnológica?
A resposta a estas três questões da investigação desenvolveu-se autonomamente, pelo
menos na fase de recolha e análise de dados, com recurso a diferentes tipos de
instrumentos e técnicas de natureza qualitativa. Na fase de interpretação dos resultados,
procedemos à articulação e triangulação dos resultados mais salientes de cada um dos
eixos de análise, permitindo a elaboração posterior de um conjunto de conclusões sobre
a pertinência da inclusão das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas
práticas pedagógicas da disciplina de Educação Tecnológica.
Estas conclusões sugerem, de forma particular, a necessidade de valorização da
autonomia do aluno e a promoção do uso das tecnologias digitais nas actividades de
aprendizagem. O estudo sugere ainda o reconhecimento da importância do papel dos
professores na exploração dessas tecnologias para os objectivos da disciplina de
Educação Tecnológica. The common use of ICT is now a fact of life in personal, professional and academic
contexts creating a certain “fuss” in schools and contributing to change the way we work.
As teachers, these were the aspects that interested us and which we decided to research
in the context of the subject of Technology Education (Educação Tecnológica).
In the context of Educational Sciences, the research we have done has been structured
based on three axes of reflection arising from the same number of research questions:
what is the subject of Technology Education about? What do teachers of Technology
Education (Educação Tecnológica) think about the subject they teach? What is the
pedagogical potential of ICT that might make them profitable in the practice of
Technology Education (Educação Tecnológica)?
The answer to these three research questions evolved independently during the process
of collecting and analyzing data, using different types of tools and techniques of
qualitative nature. When interpreting the results, we proceeded to the articulation and
triangulation of the most relevant results of each axes of analysis, conducting to further
elaboration of a set of conclusions on the relevance of including information and
communication technologies (ICT) in teaching practices in the subject of Technology
Education (Educação Tecnológica).
The results of this research suggest that there is a need to enhance student’s autonomy
and to promote the use of digital technologies in learning activities. The study also
suggests the recognition of the important role of teachers in the exploitation of these
technologies in order to accomplish the objectives of the subject of Technology
Education (Educação Tecnológica).
Document Type
Master Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-