Autor(es):
Costa, Fernando Albuquerque
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/5927
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Tecnologias digitais; Currículo; Integração
Descrição
A avaliar pela grande difusão e cada vez maior apropriação social das tecnologias digitais, parece
já não ser tão questionada hoje a sua exploração para fins educativos e, portanto, a sua integração nas
actividades regulares que a escola proporciona.
Isso, por si só, não basta, no entanto, para resolver as questões inerentes à utilização didáctica de
tão poderosas ferramentas de trabalho e de aprendizagem, num contexto em regra fechado à inovação e
tradicionalmente muito lento em termos de reacção às mudanças operadas na sociedade.
Pelo contrário, é grande o desafio que os professores enfrentam, nomeadamente os que já
reconheceram a importância estratégica que as novas tecnologias detêm no desenvolvimento dos
indivíduos e na preparação de cidadãos com sucesso, sendo urgente encontrar estratégias de
desenvolvimento profissional que lhes permitam conhecer, experimentar, enquadrar e usar o computador
ao serviço da aprendizagem dos seus alunos. Uma aprendizagem de qualidade, profunda e significativa,
na linha, aliás, das perspectivas mais recentes sobre o que é aprender e de que o discurso oficial tem sido
reflexo, pelo menos ao nível retórico.
Partindo de três histórias simples, pretende-se contribuir para a reflexão em torno das
potencialidades pedagógicas das tecnologias digitais – aquilo que com elas se pode fazer diferente – e,
bem assim, constituir uma achega para as necessárias mudanças ao nível da formação de professores.