Autor(es):
Castelão, Marta Luzia Lopes, 1988-
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/5872
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Educação intercultural - Portugal; Educação pela arte; Mediação cultural; Criatividade; Relatórios de Estágio de Mestrado - 2011
Descrição
Relatório de Estágio de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 O facto de Arte ser uma linguagem universal, permite que para além de um
conhecimento profundo sobre os indivíduos, enquanto ser individual, se proporcione um
reconhecimento enquanto ser social e cultural. Neste sentido cada vez mais a prática de
uma Educação pela Arte é encarada como um caminho para responder de forma
democrática aos desafios da sociedade contemporânea.
O presente relatório desenvolvido no âmbito do segundo ano do ciclo de estudos
conducente ao grau de mestre em Ciências da Educação, na área de especialização em
Educação Intercultural, reflecte a experiência adquirida no estágio desenvolvido durante
nove meses no Serviço Educativo da Culturgest – Fundação Caixa Geral de Depósitos.
Neste local, onde é dada primazia à arte enquanto meio vital para uma educação
completa dos indivíduos, mergulhamos em práticas relacionadas com a mediação
cultural em centros de arte contemporânea, e conhecemos as perspectivas e trabalho de
mediadores culturais, no que se prevê uma experiencia global a nível artístico, pessoal e
social.
Neste relatório é ainda apresentado o projecto de estágio - “Transmissão
interrompida – práticas de motivação e avaliação com mediadores culturais”, onde se
procura conhecer a orgânica do trabalho realizado em Portugal no que diz respeito à
gestão de equipas criativas na área da Educação em Arte Contemporânea. Aqui
propomo-nos a analisar do ponto de vista da motivação, liderança, avaliação o trabalho
destas equipas com o objectivo principal, de através da reflexão e partilha, dotar esta
comunidade de profissionais, ligados à mediação cultural, de novas estratégias que
potencializem e impulsionem a sua autonomia e ao mesmo tempo abram novos
caminhos de pesquisa e investigação. The fact that Art is a universal language allows us not only to gain knowledge
about people as individuals, but also to recognize them as social and cultural beings.
Thus, lately, using Education through Art has increasingly been faced as a way to
answer the challenges of the modern society in a democratic approach.
The present report, developed with reference to the second year of studies leading
to the master’s degree in Science of Education, specialized in Intercultural Education,
reflects the experience acquired during a nine months internship in the Educational
Service of Culturgest – Caixa Geral de Depósitos Foundation.
In this place, where is given priority to Art as a vital way to a broad education of
individuals, we dive into the practices related with cultural mediation in contemporary
Art Centers and get to know the perspectives and work of cultural mediators, in witch is
expected a global experience in an artistic, personal and social levels.
In this report is also presented the internship project – Interrupted Transmission –
motivation and evaluation practices with cultural mediators”, where is acknowledge
the organic of the work realized in Portugal considering the management of creative
teams in terms of Education in Contemporary Art. Here, we propose to analyze the
work of these teams in terms of motivation, leadership and evaluation with the goal of,
through thinking and sharing, endue this community of professionals, connected to the
cultural mediation, with new strategies that improve their autonomy and, at the same
time, open new paths of investigation and research.