Document details

Uma avaliação do processo de implementação de um território educativo de interv...

Author(s): Ribeiro, Maria Alexandra de Vargas Mestre, 1962- cv logo 1

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/5836

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Avaliação da educação - Portugal; Intervenção educativa; Sucesso escolar; Teses de mestrado - 2011


Description
Tese de Mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 Os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) constituem uma medida de política educativa para promover o sucesso educativo de todos os alunos e, em particular, das crianças e jovens que se encontram em risco de exclusão social e escolar. Este estudo descreve o processo de implementação de um projecto TEIP num Agrupamento cuja população escolar apresenta problemas de abandono, de indisciplina e de insucesso escolares. O estudo incidiu sobre dois eixos do projecto: o apoio às aprendizagens e o ambiente educativo. O objectivo principal do estudo era conhecer e compreender as dinâmicas que se mobilizaram nas escolas, em termos organizacionais e pedagógicos, as expectativas e impactos gerados junto dos diferentes stakeholders e os resultados que se obtiveram. Para isso, recorreu-se à análise documental, à observação de aulas de grupos específicos de alunos abrangidos por acções seleccionadas do projecto TEIP e entrevistaram-se diferentes stakeholders. A interpretação dos dados recolhidos permite concluir que houve evolução nas aprendizagens dos alunos, mas é essencial a continuidade das medidas adoptadas para que as melhorias nas aprendizagens se consolidem e se possa falar em sucesso escolar. No ambiente educativo, a presença e acção dos animadores vieram introduzir grandes mudanças no relacionamento entre os alunos, dentro e fora da sala de aula. Este projecto é um desafio às práticas pedagógicas instituídas e pretende aproximar a escola da comunidade educativa. The Territories of Priority Intervention Education (TEIP) are a measure of educational policy to promote the educational success of all students, and in particular children and youth who are at risk of social and school exclusion. This study describes the implementation process of a TEIP project in an “Agrupamento” whose student population faces abandonment and indiscipline problems and school failure. The study focused on two axes of the project: support for learning and educational environment. The main objective of the study was to know and understand the dynamics that were mobilised in schools at the organisational and pedagogical levels, the expectations and impact caused on the different stakeholders and the results achieved. To this end, one used the documentary analysis, classroom observation of specific groups of children covered by the TEIP project actions selected and interviewed different stakeholders. The interpretation of the collected data shows that there was progress in student learning, but it is essential to continue the measures taken in order to consolidate real improvements in students’ knowledge achieve some school success. In the educational environment, the presence and action of the animators provided considerable changes in the relationship among students inside and outside the classroom. This project is a challenge to the educational practices instituted and it intends to get school closer to the educational community.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Fernandes, Domingos, 1953-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU