Author(s):
Ribeiro, Maria Alexandra de Vargas Mestre, 1962-
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/5836
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Avaliação da educação - Portugal; Intervenção educativa; Sucesso escolar; Teses de mestrado - 2011
Description
Tese de Mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 Os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) constituem uma medida de
política educativa para promover o sucesso educativo de todos os alunos e, em
particular, das crianças e jovens que se encontram em risco de exclusão social e escolar.
Este estudo descreve o processo de implementação de um projecto TEIP num
Agrupamento cuja população escolar apresenta problemas de abandono, de indisciplina
e de insucesso escolares. O estudo incidiu sobre dois eixos do projecto: o apoio às
aprendizagens e o ambiente educativo. O objectivo principal do estudo era conhecer e
compreender as dinâmicas que se mobilizaram nas escolas, em termos organizacionais e
pedagógicos, as expectativas e impactos gerados junto dos diferentes stakeholders e os
resultados que se obtiveram. Para isso, recorreu-se à análise documental, à observação
de aulas de grupos específicos de alunos abrangidos por acções seleccionadas do
projecto TEIP e entrevistaram-se diferentes stakeholders. A interpretação dos dados
recolhidos permite concluir que houve evolução nas aprendizagens dos alunos, mas é
essencial a continuidade das medidas adoptadas para que as melhorias nas
aprendizagens se consolidem e se possa falar em sucesso escolar. No ambiente
educativo, a presença e acção dos animadores vieram introduzir grandes mudanças no
relacionamento entre os alunos, dentro e fora da sala de aula. Este projecto é um desafio
às práticas pedagógicas instituídas e pretende aproximar a escola da comunidade
educativa. The Territories of Priority Intervention Education (TEIP) are a measure of educational
policy to promote the educational success of all students, and in particular children and
youth who are at risk of social and school exclusion. This study describes the
implementation process of a TEIP project in an “Agrupamento” whose student
population faces abandonment and indiscipline problems and school failure. The study
focused on two axes of the project: support for learning and educational environment.
The main objective of the study was to know and understand the dynamics that were
mobilised in schools at the organisational and pedagogical levels, the expectations and
impact caused on the different stakeholders and the results achieved. To this end, one
used the documentary analysis, classroom observation of specific groups of children
covered by the TEIP project actions selected and interviewed different stakeholders.
The interpretation of the collected data shows that there was progress in student
learning, but it is essential to continue the measures taken in order to consolidate real
improvements in students’ knowledge achieve some school success. In the educational
environment, the presence and action of the animators provided considerable changes in
the relationship among students inside and outside the classroom. This project is a
challenge to the educational practices instituted and it intends to get school closer to the
educational community.