Autor(es):
Oliveira, Maria da Luz Rodrigues Rocha Guerra de, 1948-
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/5775
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Formação de adultos - Portugal; Formação de professores; Modelos de formação; Trabalhos de Projecto de Mestrado - 2011
Descrição
Trabalho de Projecto de Mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 O presente projecto de intervenção foi desenvolvido como resposta a uma proposta
vinda da directora pedagógica de uma escola profissional, no sentido de colaborar na
formação de alguns professores daquela escola, por razões como a respectiva ausência
de experiência pedagógica e profissional.
O desafio foi pertinente contribuindo para desenvolver estratégias baseadas num
dispositivo de formação assente no princípio do destinatário como actor da sua própria
formação, sugerindo estratégias orientadas pelas experiências vivenciadas.
Para tal, foi seguida a metodologia participativa de projecto, identificando-se como
elementos centrais do dispositivo de formação: o percurso a seguir com respeito pelo
adulto, a sua experiência de vida, e o contexto social em que decorre a situação de
formação.
A identificação dos problemas, as estratégias de trabalho adoptadas e o
acompanhamento da construção do projecto foram, por conseguinte, realizados em
interacção com os professores e em contexto de trabalho.
O projecto de intervenção que se apresenta é o resultado de um trabalho, realizado ao
longo de quase um ano lectivo, em que se conjugou teoria e prática, se questionaram
conhecimentos adquiridos, se confrontaram situações, se debateram ideias e, sobretudo,
se construiu, de forma participada e reflexiva, uma resposta viável para um problema.
Com este projecto pretende-se, assim, contribuir para que a escola possa continuar a
afirmar: “ Eles saem daqui diferentes ! “ This intervention project was developed in response to a proposal coming from the
educational director of a vocational school, to collaborate in the training of some
teachers at that school, for reasons such as their lack of educational and professional
experience.
The challenge was pertinent helping to develop appropriate strategies based in a
training device supported by the principle of the recipient as an actor of his own
formation, suggesting strategies guided by experiences.
To this end, the methodology of participatory project was carried on identifying
themselves as central elements of the training device: a route to follow with respect for
the adult, his life experience and social context in which training takes place.
The identification of issues, working strategies adopted and the monitoring of
construction of the project were therefore carried out in interaction with teachers and
work context.
The presented intervention project is the result of a work made for almost one
academic year, which has combined theory and practice, knowledge is questioned,
confronted situations, and ideas were discussed, especially if built in a participatory
way, reflective of a viable answer to a problem. This project aims, therefore, to
contribute to the school so that we can continue to say: "They leave here different! "