Autor(es):
Godinho, Liliana Fernanda Pereira Rodrigues de Carvalho, 1975-
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/5754
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Formação de adultos; Profissionais de educação; Reconhecimento das qualificações profissionais; Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
Descrição
Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 O presente Projecto foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ciências da
Educação, na área de especialização em Formação de Adultos, e pretende através
da reflexão sobre a prática enquanto Técnico de Diagnóstico e Encaminhamento: a)
reflectir sobre as suas funções, b) reflectir sobre a metodologia que utiliza, c) reflectir
sobre a sustentação dos encaminhamentos que realiza, d) reflectir sobre os
constrangimentos inerentes a esta função, e e) apresentar propostas de intervenção
futuras no sentido de uma maior qualidade do encaminhamento.
Para contextualizar a problemática deste Projecto, primeiramente foi
desenvolvido o enquadramento teórico a nível da educação e formação de adultos e
do reconhecimento de adquiridos, seguido de um balanço reflexivo da minha
experiência profissional como Técnica de Diagnóstico e Encaminhamento. Por fim,
apresenta-se as propostas de intervenção futuras. This research project in the field of the Master of Educational Sciences,
specialization in Adult Education, aims to understand through reflection on practice
as Technician of Diagnosis and Guidance: a) think about the functions; b) think about
the methodologies used; c) think about the constraints inherent to this function; d)
reflect on the constraints inherent in this function and e) suggest proposals for future
intervention towards a higher quality in the diagnostic phase and subsequent
guidance.
To contextualize the problematic that underlies this project, we primarily
developed a historical framework in order to synthesize the field of adult education
and training, as well as the recognition of acquired, followed by a thoughtful balance
of a reflective balance of my professional experience and training as a Technique for
Diagnosis and Guidance. Finally, we present proposals for future intervention.