Autor(es):
Cunha, Alexandra Maria Lourenço da, 1972-
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/5752
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Formação de adultos - Portugal; Adultos pouco escolarizados - Portugal; Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
Descrição
Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 O presente projecto foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ciências da
Educação, especialização em Formação de Adultos, com o objectivo de
compreender de que forma os Centros Novas Oportunidades podem dar resposta
aos adultos que não demonstram as competências básicas, de escrita, leitura e
cálculo.
O tema deste trabalho prende-se com o facto de o meu percurso profissional estar
associado à Educação e Formação de Adultos, como professora de Ciências do
Ambiente – Nível Básico e Ciências Naturais – Nível Secundário, como
Coordenadora do Ensino Recorrente, e mais recentemente Coordenadora
Pedagógica de um Centro Novas Oportunidades (CNO). Desta forma, a realização
do Mestrado foi uma aposta na minha formação, aprofundando os meus
conhecimentos na área da Educação e Formação de adultos.
Pretende-se que a presente investigação contribua para compreender quais as
respostas que os CNO podem oferecer aos adultos pouco escolarizados, que não
demonstram as competências básicas de leitura, escrita e cálculo.
Enquanto interveniente no processo de Reconhecimento, Validação e Certificação
de Competências (RVCC), no papel de Coordenadora Pedagógica de um CNO,
considerei oportuno colocar o problema que se apresenta, na medida em que o
Coordenador de um CNO reúne as funções sistémicas de articulação dos princípios
e metodologias orientadoras do processo RVCC, mediando as práticas e as
directrizes entre a equipa técnico-pedagógica e a Agência Nacional para a
Qualificação (ANQ).
Este trabalho é composto por três partes: um primeiro capítulo é uma narrativa
autobiográfica sobre o meu percurso profissional; um segundo capítulo teórico,
com o intuito de apresentar a súmula referente ao contexto teórico da
problemática; e o terceiro capítulo composto pelo trabalho empírico.
Esta experiência permitiu-me reflectir sobre a minha própria actividade
profissional, fazendo um balanço e percebendo melhor as opções feitas ao longo do
meu percurso. This project was developed under the Master degree of Educational Sciences,
specialization in Adult Education, in order to understand how the New
Opportunities Centers can deal with.
My work was developed having as a basis my work as Adult Education and
Training monitor, as a teacher of Sciences - Basic Level and Secondary Level; as
Coordinator of Pos Labour Education, and more recently Pedagogical Coordinator
in a New Opportunities Centre (CNO). Thus, the realization of the Master Degree
was a gamble in my training, improving my knowledge in the area of Education
and Adult Education.
It is intended that this research will help us to understand what answers can the
CNO provide to adult with low educational skills that do not demonstrate basic
skills in reading, writing and arithmetic.
While intervening in the process of Skills Recognition, Validation and Certification
(RVCC) in the role of a CNO Pedagogical Coordinator, I considered appropriate to
emphasize that the problem presents itself, insofar as the Coordinator of a CNO
meets the systemic functions of articulation of guiding principles and
methodologies of the RVCC process, mediating practices and guidelines between
the technical and pedagogical staff and the National Agency for Qualifications
(ANQ).
This work consists of three parts: a first chapter is an autobiographical narrative
about my career, a second theoretical chapter in order to present a summary for
the theoretical context of the problem, and the third chapter consists of the
empirical work.
This experience allowed me to reflect on my own practice as a teacher/trainer,
getting aware and finding a justification for my choices made along my career.