Autor(es):
Pires, Ana Paula da Veiga Guerra Romeiras Mègre, 1957-
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/5689
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Formação de adultos - Portugal; Relação pedagógica; Ensino da enfermagem; Teses de mestrado - 2011
Descrição
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 Uma relação pedagógica de confiança (RPC) é descrita como aquela que
favorece a aprendizagem. Hoje em dia, ao nível do ensino superior, estas
relações acontecem em contextos complexos e de incerteza, podendo-se ver na
literatura que em situações de complexidade, como sejam períodos de
mudança, o grau de incerteza percepcionado deve ser compensado pelo
aumento de confiança. Assim, para responder à questão – Quais os significados
que os estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE) atribuem à
confiança na relação pedagógica? -, defini como objectivos para o presente
estudo: conhecer os significados atribuídos pelos estudantes do CLE a uma
RPC; compreender como, na perspectiva dos estudantes, se constrói esta
relação; compreender como é que a vivência de uma relação de confiança com
o professor interfere nos processos de aprendizagem do cuidado de
enfermagem. Para responder a estes objectivos, realizei um estudo qualitativo,
tendo efectuado entrevistas semi-estruturadas a seis estudantes que se
voluntariaram para o efeito. As entrevistas foram analisadas seguindo o método
fenomenológico descrito por Jean Watson (1988). Achados significativos: Para
os estudantes, existem pressupostos a uma RPC que consideram ser um
processo desenvolvido com o contributo do professor, do estudante e do
contexto e que é favorecido por uma relação prolongada que permita a
estudante e professor conhecerem-se. Os estudantes expressam, igualmente,
aprendizagens decorrentes de uma RPC, especificamente na relação de ajuda
e confiança com os doentes e uma evolução significativa na aprendizagem
decorrente da segurança sentida na relação com o professor.
Decorrente do estudo, faço sugestões para a prática pedagógica bem
como para investigação futura. A pedagogical relationship of trust (PRT) is described as one that promotes
learning. Today, in higher education level, these relationships take place in
complex contexts and uncertainty can be seen in the literature which point out
that in situations of complexity, such as periods of change, the perceived degree
of uncertainty must be compensated by the increasing of confidence. In order to
answer the question: What are the meanings that students of the Bachelor of
Nursing (BN) credit to the trust in the pedagogical relation, made me define the
following objectives for this study: To know the meanings attributed by the
students of BN, to PRT; to understand how, from the student’s perspective, this
relationship is built; to understand how the experience of a relationship of trust
with the teacher, interferes in the learning process of nursing care. To meet
these objectives a qualitative study was carried out and semi-structured
interviews were performed to six students who volunteered for this purpose. The
interviews were analyzed following the phenomenological method described by
Jean Watson (1988). From the findings we highlight: for students, there are
assumptions that a PRT is considered to be a process developed with input from
the teacher, student and context all, favored by a long-term relationship which
allows both the student and teacher to know each other better. Students also
expressed a learning arising from the PRT, specifically in the helping and trustful
relationship with patients and also point out significant progress in learning due
to the safety felt in the relationship with the teacher.
From the main results of this study some practical suggestions for teaching and
future research were proposed.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Cabrito, Belmiro Gil, 1949-