Detalhes do Documento

Formador nos Cursos Educação e Formação de Adultos : nível secundário

Autor(es): Costa, Rita Isabel da Conceição Miguel, 1968- cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/5676

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Formação de adultos - Portugal; Aprendizagem experiencial; Formadores; Trabalhos de projecto de mestrado - 2011


Descrição
Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 O presente trabalho de projecto desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, mais propriamente no domínio da Formação de Adultos, centra-se no papel do formador de cursos de Educação e Formação de Adultos. Reflecte a necessidade, enquanto formadora da área de Sociedade, Tecnologia e Ciência dos cursos de Educação e Formação de Adultos de nível secundário de percurso escolar, de avaliação do trabalho desenvolvido enquanto formadora, relativamente às práticas formativas, metodologias, relacionamento com os formandos, de procurar respostas e encontrar certezas. O principal objectivo é analisar práticas formativas em cursos de Educação e Formação de Adultos, de nível secundário, desenvolvidas ao longo de quatro anos de experiência formativa na área de Sociedade Tecnologia e Ciências, embora os dados recolhidos junto dos formandos e analisados se reportem aos dois últimos anos. Outro objectivo deste trabalho é aprofundar conhecimentos na área da educação de adultos de modo a adequar práticas formativas. E contribuir de algum modo para a clarificação do papel do formador. O presente documento divide-se em três partes distintas. A primeira centra-se na Educação de Adultos e numa reflexão teórica sobre algumas correntes teóricas que emergiram sobre este tema. Embora de um modo muito sintético tenta-se enquadrar a Educação de Adultos em Portugal neste contexto histórico até aos dias de hoje, sob o olhar de diferentes autores. É ainda feita uma breve alusão ao que é a formação e qual o papel do formador, uma vez que este tem um papel muito importante na aquisição e reflexão sobre as aprendizagens pelo formando. Por último, é feita uma referência aos cursos de Educação e Formação de Adultos de nível secundário de percurso escolar. Na segunda parte a autora deste trabalho de projecto faz uma breve reflexão sobre as aprendizagens realizadas numa pequena narrativa autobiográfica do seu percurso profissional e formativo. Por último, na terceira parte é analisada a dimensão empírica da prática formativa, através de um estudo de caso, referente ao papel do formador e de como é visto e analisado pelos formandos. Este estudo tenta identificar o contributo do formador através da sua conduta e desempenho formativo sobre as aprendizagens dos formandos. Nas considerações finais são assinaladas algumas fragilidades ou constrangimentos sentidas pelos formadores e/ou formandos nestes cursos EFA-NS de percurso escolar. This research project developed within the scope of Master of Science in Education, specifically in the field of Adult Education, focuses on the role of the trainer in courses of Adult Education and Training. It reflects the need, while training in the area of Society, Science and Technology courses in Adult Education and Training the secondary level of education, school evaluation of the work as a trainer, of training practices, methodologies, relationship with trainees, and the search for answers and certainty. The main objective is to examine training practices in education courses and Adult Education, secondary level, developed over four years of training experience in the field of Science Technology and Society, although the data collected from the trainees is analyzed only over on the two later years. Another objective of this work is to deepen knowledge in the field of adult education in order to adequate training practices, thus contributing to clarifying the role of the trainer. This document is divided into three distinct parts. The first are focuses on Adult Education and a theoretical reflection on some theoretical perspectives that have emerged about this theme. Although in a very synthetic form, it attempts to frame Adult Education in Portugal in its historical context up to the present day under perspective of different authors. It is also a brief allusion to what is training and the role of the trainer, since it plays a very important part in the acquisition and reflection on learning by the trainee. Finally, a reference to courses in Adult Education and Training of secondary level of schooling is presented. In the second part, the author of this project work makes a brief reflection on the learning that takes place in a short autobiographical narrative of her career and training. Finally, the third part reviews the empirical dimension of the training practice, through a case study on the role of the trainer and how it is seen and analyzed by the trainees. This study attempts to identify the contribution of trainer through his behaviour, attitudes and training on the learning performance of trainees. The final considerations highlight some weaknesses and constraints experienced by trainers and / or trainees in these EFA-NS schooling courses.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Cavaco, Carmen, 1970-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia