Autor(es):
Costa, Rita Isabel da Conceição Miguel, 1968-
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/5676
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Formação de adultos - Portugal; Aprendizagem experiencial; Formadores; Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
Descrição
Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 O presente trabalho de projecto desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ciências da
Educação, mais propriamente no domínio da Formação de Adultos, centra-se no papel do formador de
cursos de Educação e Formação de Adultos. Reflecte a necessidade, enquanto formadora da área de
Sociedade, Tecnologia e Ciência dos cursos de Educação e Formação de Adultos de nível secundário
de percurso escolar, de avaliação do trabalho desenvolvido enquanto formadora, relativamente às
práticas formativas, metodologias, relacionamento com os formandos, de procurar respostas e
encontrar certezas.
O principal objectivo é analisar práticas formativas em cursos de Educação e Formação de
Adultos, de nível secundário, desenvolvidas ao longo de quatro anos de experiência formativa na área
de Sociedade Tecnologia e Ciências, embora os dados recolhidos junto dos formandos e analisados
se reportem aos dois últimos anos. Outro objectivo deste trabalho é aprofundar conhecimentos na
área da educação de adultos de modo a adequar práticas formativas. E contribuir de algum modo para
a clarificação do papel do formador.
O presente documento divide-se em três partes distintas. A primeira centra-se na Educação
de Adultos e numa reflexão teórica sobre algumas correntes teóricas que emergiram sobre este tema.
Embora de um modo muito sintético tenta-se enquadrar a Educação de Adultos em Portugal neste
contexto histórico até aos dias de hoje, sob o olhar de diferentes autores. É ainda feita uma breve
alusão ao que é a formação e qual o papel do formador, uma vez que este tem um papel muito
importante na aquisição e reflexão sobre as aprendizagens pelo formando. Por último, é feita uma
referência aos cursos de Educação e Formação de Adultos de nível secundário de percurso escolar.
Na segunda parte a autora deste trabalho de projecto faz uma breve reflexão sobre as
aprendizagens realizadas numa pequena narrativa autobiográfica do seu percurso profissional e
formativo.
Por último, na terceira parte é analisada a dimensão empírica da prática formativa, através de
um estudo de caso, referente ao papel do formador e de como é visto e analisado pelos formandos.
Este estudo tenta identificar o contributo do formador através da sua conduta e desempenho formativo
sobre as aprendizagens dos formandos.
Nas considerações finais são assinaladas algumas fragilidades ou constrangimentos sentidas
pelos formadores e/ou formandos nestes cursos EFA-NS de percurso escolar. This research project developed within the scope of Master of Science in Education,
specifically in the field of Adult Education, focuses on the role of the trainer in courses of Adult
Education and Training. It reflects the need, while training in the area of Society, Science and
Technology courses in Adult Education and Training the secondary level of education, school
evaluation of the work as a trainer, of training practices, methodologies, relationship with trainees, and
the search for answers and certainty.
The main objective is to examine training practices in education courses and Adult Education,
secondary level, developed over four years of training experience in the field of Science Technology
and Society, although the data collected from the trainees is analyzed only over on the two later years.
Another objective of this work is to deepen knowledge in the field of adult education in order to
adequate training practices, thus contributing to clarifying the role of the trainer.
This document is divided into three distinct parts. The first are focuses on Adult Education and
a theoretical reflection on some theoretical perspectives that have emerged about this theme. Although
in a very synthetic form, it attempts to frame Adult Education in Portugal in its historical context up to
the present day under perspective of different authors. It is also a brief allusion to what is training and
the role of the trainer, since it plays a very important part in the acquisition and reflection on learning by
the trainee. Finally, a reference to courses in Adult Education and Training of secondary level of
schooling is presented.
In the second part, the author of this project work makes a brief reflection on the learning that
takes place in a short autobiographical narrative of her career and training.
Finally, the third part reviews the empirical dimension of the training practice, through a case
study on the role of the trainer and how it is seen and analyzed by the trainees. This study attempts to
identify the contribution of trainer through his behaviour, attitudes and training on the learning
performance of trainees.
The final considerations highlight some weaknesses and constraints experienced by trainers
and / or trainees in these EFA-NS schooling courses.