Document details

Inclusão digital do Xo na Guiné-Bissau : um projecto de intervenção

Author(s): Gomes, Nadine dos Reis, 1978- cv logo 1

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/5515

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Novas tecnologias de informação e comunicação; Formação de professores; Tecnologias educativas; Trabalhos de projecto de mestrado - 2011


Description
Trabalho de projecto de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 A utilização das TIC tem sido nos últimos tempos encarada como uma das mais importantes ferramentas pedagógicas de ensino. Com os seus respectivos softwares tem-se dado ênfase à escrita, leitura, colaboração e interacção abrindo assim novas perspectivas de ensino e aprendizagem na sala de aula. Neste estudo, partirmos da ideia de introdução do computador XO numa escola na Ilha de Jeta chamada Kapes, onde a pobreza e a falta de materiais didácticos são factores que provocam o fraco aproveitamento e o elevado risco de abandono escolar, como uma ferramenta para melhorar o sistema do ensino. Para além de uma caracterização geral do contexto de intervenção, realizámos uma pesquisa bibliográfica que permite compreender a importância da utilização das novas tecnologias tanto para o professor como para o aluno. Depois, com base nesses dois eixos, elaborámos um projecto de intervenção para o uso do computador XO na sala de aula, com base num modelo de trabalho em que se prevê envolver os próprios professores na definição da tarefa. In recent years, the use of ICT has become one of the most important pedagogical tools in education. With the use of the corresponding software it is helpful for the development of writing, reading, collaboration and interaction, thus opening new perspectives for education and learning in the classroom. We started from the idea of introducing the XO Laptop as a tool to optimize the educational system in a school called Kapes on the island of Jeta, where poverty and lack of didactic material are the reasons for an insufficient learning progress and a high risk of school abandoning. We carried out a bibliographic search aiming at a better understanding of the importance of the use of ICT for teachers as well as students. Afterwards, we developed a teacher-training project for the use of the XO Laptop in the classroom.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU