Author(s):
Guerreiro, António Manuel da Conceição, 1962-
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/5494
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Didáctica da matemática; Ensino básico (1º ciclo); Ensino-aprendizagem; Teses de doutoramento - 2012
Description
Tese de doutoramento, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 O presente estudo analisa a evolução das conceções e práticas de comunicação matemática do professor do 1.º ciclo do ensino básico, no decorrer de um trabalho de natureza colaborativa focado na reflexão sobre as práticas de comunicação em sala de aula. O quadro teórico incide no conhecimento profissional do professor, com especial referência às suas formas paradigmáticas e narrativas, e na comunicação no processo de ensino-aprendizagem da matemática, com significativa incidência na comunicação matemática como interação social na sala de aula. O estudo enquadra-se numa metodologia qualitativa, adota o paradigma interpretativo, segue o design de estudo de caso e integra uma vertente de trabalho de natureza colaborativa entre o investigador e três professoras do 1.º ciclo do ensino básico. A recolha de dados incluiu as técnicas de observação, inquirição e colaboração. A análise de dados, organizada em estudos de caso, interpreta a plenitude da informação recolhida, através de referências significativas, reconstruindo a complexidade das vivências dos participantes nesta investigação. Os resultados do estudo apontam para a mudança das conceções sobre comunicação matemática através do reconhecimento da partilha comunicativa como fator determinante da aprendizagem da matemática. O reforço das interações entre os alunos suscita uma comunicação reflexiva e instrutiva, motivando a centralidade das aprendizagens nos processos comunicativos e no conhecimento partilhado entre os alunos e o professor. A assunção da singularidade dos conhecimentos dos alunos determina a alteração do foco das interações entre o professor e os alunos, reforçando a real inquirição dos alunos e a negociação dos significados matemáticos. A reflexão sobre as práticas de comunicação, apoiadas pelo visionamento das aulas e o sentido crítico do investigador, num clima de confiança e à-vontade, desencadeou um questionamento sobre as práticas de sala de aula e sobre o conhecimento profissional dos professores. This study analyses the evolution of mathematical communication conceptions and practices of primary school teachers in the course of collaborative work focused on the reflection of communication practices in the classroom. The theoretical framework zooms in on the teacher’s professional knowledge, in particular on the paradigmatic and narrative forms, as well as on communication in the teaching and learning process, es-pecially on mathematical communication as social interaction in the classroom. This study employs a qualitative methodology, takes up the interpretive paradigm, is de-signed as a case study and integrates a dimension of collaborative work between the researcher and three primary school teachers. Data collection encompasses observation techniques, inquiry and collaboration. The data analysis, organized into case studies, interprets the whole information that was gathered through meaningful references, re-constructing the complexity of the participants’ experiences in this research. The study results show the change of conceptions on mathematical communication by acknowledging communicative sharing as a determining factor in mathematical learn-ing. Reinforcing the interactions between learners gives way to a reflexive and instruc-tive communication, highlighting the centrality of learning in the communicative processes and in the knowledge shared by learners and the teacher. The assumption of the singularity of the learners’ knowledge determines a shift in the focus of interactions between the teacher and the learners and puts an emphasis on the learners’ true inquiry and the negotiation of mathematical meanings. The reflection on communicative prac-tices, based on the observing of lessons and the researcher’s critical stance, in an atmos-phere of trust and ease, prompted an inquiry into classroom practices and the teachers’ professional knowledge.
Document Type
Doctoral Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Serrazina, Lurdes, 1948-; Ponte, João Pedro da, 1953-