Detalhes do Documento

O Elemento Civilizatório e a Educação nas Relações Históricas Portugal- Brasil/...

Autor(es): Magalhães, Justino cv logo 1

Data: 2003

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/5332

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Civilização; Educação; Aculturação


Descrição
A relação histórica Portugal-Brasil/ Brasil-Portugal constitui-se como processo civilizatório, social, material e simbólico, em que a cultura escrita se desenvolve e se torna qualitativa e quantitativamente determinante, como recurso e meio, construídos e utilizados por uma diversidade de agentes - missionários, colonis, emigrantes, representantes políticos, mercadores. A história desta relação desafia a uma aproximação interdisciplinar entre a história cultural e a história da educação, no que se refere aos processos de colonização, missionação, escolarização, e ainda na singularidade da relação cultural estabelecida a partir de uma língua que evolui em comum de um e outro lado do Atlântico. Os objectivos fundamentais deste texto são introduzir essa abordagem interdisciplinar: situar a educação, enquanto factor instituinte das dimensões civilizacionais, no quadro da relação histórica Portugal-Brasil/ Brasil-Portugal; sistematizar as principais marcas de aculturação, reinvenção e interacção socio-cultural que caracterizam essa mesma relação.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia