Author(s):
Martins, Ana Flávia Miranda António
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/5158
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Ensino-aprendizagem; Práticas educativas; Teorias da aprendizagem; Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2011
Description
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino (Economia e Gestão/Contabilidade), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 As estratégias de ensino aprendizagem é um tema que faz parte do dia-a-dia da
função de docente e é algo reconhecido por todos. Com esta investigação pretende-se
conhecer, analisar e compreender a importância da adequação das estratégias de ensinoaprendizagem
no caso de uma turma reduzida.
Pretendendo dar resposta à questão deste estudo, optou-se por uma metodologia
de natureza qualitativa, mais concretamente por um estudo de caso, uma vez que se
pretende abordar a professora e os alunos in loco e responder a questões cujo produto
final é de natureza descritiva e interpretativa.
Apresenta-se um estudo sobre as estratégias de ensino-aprendizagem aplicadas a
uma amostra de 8 estudantes do sistema de ensino secundário, de ambos os sexos, com
idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos da Escola Secundária de Josefa de
Óbidos.
Este estudo assenta numa reflexão sobre questões como a importância da
aprendizagem significativa; a interacção entre ensino e aprendizagem; a interacção do
ensino-aprendizagem com aplicação de estratégias adequadas; as estratégias de ensino e
a importância do uso adequado das estratégias de ensino-aprendizagem, à luz de uma
epistemologia construtivista e de teorias de aprendizagem. Strategies for teaching and learning is a theme that makes part of teacher´s daily
role and is something recognized by all. This research seeks to know, analyze and
understand the importance of the adequacy of the teaching-learning strategies in the
case of a small class.
In order to answer the question of this study, we chose a qualitative
methodology, specifically through a case study, because it intends to approach the
teacher and students in loco and answer to questions whose final product has a
descriptive and interpretive nature.
This is a study on the teaching-learning strategies applied to a sample of 8
students from secondary education system, of both sexes, aged between 14 and 16 years
of Escola Secundária de Josefa de Óbidos.
This study is based on a reflection on such issues as: the importance of
meaningful learning; the interaction between teaching and learning; the teachinglearning
interaction with the application of appropriate strategies; teaching strategies
and the importance of proper use of teaching-learning strategies, based on a
constructivist epistemology and learning theories.