Autor(es):
Assunção, Susana Andreia Fallé Quartin de, 1987-
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/5111
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Voluntariado - Portugal; Intervenção comunitária; Desenvolvimento local - Portugal; Relatórios de estágio de mestrado - 2010
Descrição
Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 Este trabalho corresponde a um Relatório de Estágio curricular desenvolvido no
âmbito do Mestrado em Ciências de Educação, área de especialização em Formação
de Adultos, que decorreu na Animar, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento
Local. A Animar é a entidade coordenadora local do CLDS de Vila Franca de Xira,
Projecto Animar o Bairro, e foi neste Projecto que desenvolvi a maioria das tarefas e
actividades do meu estágio curricular.
Este Projecto tem como finalidade promover a inclusão social dos cidadãos, de
forma multi-sectorial e integrada, através de acções a executar em parceria por forma
a combater a pobreza persistente e a exclusão social em territórios deprimidos. Assim,
o seu plano de acção conta com diferentes eixos de intervenção, fazendo com que as
tarefas que desenvolvi no âmbito do meu estágio curricular tenham sido bastante
diversas e em diferentes áreas: emprego, formação e qualificação; intervenção familiar
e parental; capacitação das comunidades e das instituições; e informação e
acessibilidade. A minha actividade foi sempre orientada em torno de princípios
fundamentais quer da associação, como do Projecto, tais como: desenvolvimento
local, democracia participativa, igualdade de oportunidades, economia solidária e
intervenção comunitária.
Tendo em conta os objectivos do meu estágio curricular, diagnostiquei um
problema ao nível do Projecto Animar o Bairro e, em forma de resposta, concebi e
desenvolvi um Projecto no âmbito do voluntariado. Desta forma, este relatório conta
com a apresentação do Projecto Animar o Voluntariado que corresponde ao meu
projecto de estágio. Este Projecto tem como finalidade o apoio e formação de pessoas
da comunidade que pretendam ser voluntárias e foi concebido e dinamizado tendo em
conta alguns princípios, como: visão integrada, planeamento estratégico, avaliação
permanente, flexibilidade, territorialização, trabalho em parceria, participação e
empowerment. This work represents a Report Stage developed under the specialization in
Adult Education of the Science Education Master’s degree, which was held in Animar,
Portuguese Association for Local Development. Animar is the local coordinator of Vila
Franca de Xira’s CLDS (Animate the Neighborhood Project), and it was in this project
that I developed most of the tasks and activities of my probation.
This Project aims, in a multi-sectorial and integrated approach, to promote
social inclusion of citizens throught actions implemented in a partnership method, to
combat persistent poverty and social exclusion in depressed territories. Thus, its action
plan has different intervention axis, so that tasks developed as part of my probation
and have been very different and in different areas: employment, training and
qualification; parental and family intervention; capacity of the community and
institutions; and information and accessibility. My work has always been oriented
around the fundamental principles of both the Association as the Project, such as local
development, participatory democracy, equal opportunities, social economy and
community intervention.
Given the objectives of my probation, I’ve diagnosed a problem at the Animate
the Neighborhood Project and, derived from that diagnose, I’ve conceived and
developed a project under volunteering principles. Thus, this report includes the
presentation of the Volunteer Animate Project that corresponds to my stage project.
This project aims to support and train people in the community who wish to be
volunteer, and was designed and streamlined following certain principles, such as:
integrated vision, strategic planning, continuous and permanent evaluation, flexibility,
territorialization, partnership working, participation and empowerment .