Autor(es):
Borges, Rita Alexandra Barata
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/5095
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Violência de género; Prevenção da violência; Violência escolar; Teses de mestrado - 2011
Descrição
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011 Assiste-se, actualmente, a um aumento do interesse pelas questões da violência de género e a um consequente incremento da investigação no sentido de a compreender, explicar e prevenir. O presente estudo pretende dar um contributo para o conhecimento e para a compreensão do que está a ser realizado em Portugal no âmbito da prevenção da violência de género entre os jovens e em meio escolar, fazendo simultaneamente um levantamento sobre os factores que mais favorecem o desenvolvimento da violência de género e de como deve ocorrer a intervenção preventiva. Tendo em vista estes objectivos, foi conduzida uma pesquisa acerca da intervenção que a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) (mecanismo governamental que sob a tutela da Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade é responsável em Portugal pela Igualdade de Género) está a desenvolver para os jovens e em meio escolar no âmbito da prevenção da violência de género. A pesquisa envolveu a recolha de documentos utilizados nas intervenções levadas a cabo pela CIG, os quais foram alvo de uma análise de conteúdo a fim de conhecer o tipo de intervenção que foi realizada pela CIG entre 2007 e 2010 e verificar como foi trabalhada a prevenção da violência de género junto da amostra e contexto deste estudo. Como resultado desta análise, foi possível concluir que a principal intervenção da CIG nesta área ocorre ao nível da mobilização de recursos técnicos e materiais, centrando-se maioritariamente num tipo de violência de género, a violência no namoro. Foi, também, possível concluir que para além deste tipo de intervenções, a CIG investe na educação para a cidadania e igualdade de género a partir de idades mais precoces (5 anos), abarcando assim várias etapas do desenvolvimento nos materiais e recursos que disponibiliza. Nowadays there is a growing interest in gender violence issues and a subsequent increase in research as a means towards understanding, explaining and preventing it. This study sets out to contribute to the knowledge of what is being done in Portugal to prevent gender violence among adolescents in school settings. Furthermore research is carried out on the factors that most contribute to the development of gender violence and on how such prevention should occur.
Considering these objectives, a research study was conducted on the intervention developed by CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, a government entity responsible for gender equality in Portugal, under the supervision of the Secretary of State for Parliamentary Affairs and Equality) on gender violence prevention with young people in school settings. This study led to the collection of documents used in CIG interventions between 2007 and 2010, which served as the basis for a content analysis, with a view to ascertaining how such prevention was handled in the sample and context of this study.
With the results of this analysis, it was possible to conclude that CIG’s main intervention in this area focuses on mobilizing material e technical resources, and is primarily centred on only one type of gender violence, namely dating violence. It was also possible to conclude that beyond this kind of intervention, CIG also invests in citizenship and gender equality education from earlier ages (five-years), thus embracing several developmental phases in the materials and resources it offers.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Alvarez, Maria João, 1963-