Author(s):
Filipe, Ana Patrícia Pantoja da Silva Paisana
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/5093
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Comportamento alimentar; Crianças em idade pré-escolar; Hábitos alimentares; Teses de mestrado - 2011
Description
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia Clínica da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011 O presente estudo tem como objectivo conhecer o contributo de alguns determinantes
psicológicos do comportamento alimentar das crianças pré-escolares, através do estudo do
comportamento alimentar e da neofobia alimentar da criança, e dos conhecimentos
nutricionais parentais. A amostra é constituída por 85 pais de crianças que frequentavam
Jardins-de-Infância de um Agrupamento de Escolas de Torres Vedras cujas idades eram
compreendidas entre os 5 e 6 anos. Foi pedido aos pais para responderem a 4 questionários,
Questionário sobre Dados Sócio-Demográficos, Escala de Neofobia Alimentar em Crianças
(Pliner, 1994), Questionário sobre Hábitos Alimentares Infantis (Andrade, Gomes e Barros,
2010) e Questionário sobre Conhecimentos Nutricionais (Vereecken e Maes, 2010).
Os resultados indicam que as crianças com níveis de neofobia alimentar altos têm
hábitos alimentares significativamente piores que as crianças com níveis de neofobia baixos, e
que a associação entre a neofobia alimentar das crianças e os conhecimentos nutricionais
parentais não é significativa. Foram ainda encontradas associações significativas entre a
neofobia alimentar e os hábitos alimentares em termos da frequência de consumo dos
alimentos e da familiaridade com alimentos diversificados, diferenças significativas entre os
pais com o 9º ano de escolaridade e os pais com ensino superior e entre os pais com nível
sócio-económico médio e os pais com nível sócio-económico médio-alto e alto em relação
aos conhecimentos nutricionais, e entre pais de níveis de escolaridade diferente em relação ao
número de refeições habituais.
Estes resultados podem ser utilizados para estruturar intervenções futuras dirigidas a
pais/encarregados de educação e educadores de infância, que tenham como objectivo a
promoção de comportamentos alimentares saudáveis na idade pré-escolar. This study aims to understand the contribution of psychological determinants in the
eating behavior of preschool children through the study of feeding and food neophobia of the
child, as well as parental nutritional knowledge. The sample consists of 85 parents of children
attending kindergartens of a grouping of schools in Torres Vedras, whose ages were between
5 and 6 years. Parents were asked to answer 4 different questionnaires, Socio-Demographic
Data Questionnaire, Children’s Food Neophobia Scale (Pliner, 1994), Children’s Eating
Habits Questionnaire (Andrade, Gomes e Barros, 2010) and Nutritional Knowledge
Questionnaire (Vereecken e Maes, 2010).
Results indicate that children with high levels of food neophobia have significantly
worst eating habits than those with lower levels of food neophobia, and that the association
between the child’s food neophobia and parental nutritional knowledge is not significant. We
also found significant associations between food neophobia and eating habits regarding food
consumption frequency and food diversity awareness, significant differences between
nutritional knowledge of parents who concluded 9th grade and those with a college degree and
among parents with medium socio-economical level and parents with medium-high and high
socio-economical levels concerning the. We also found significant differences between
parents with different levels of education regarding the child’s number of usual meals.
These results can be used to structure future interventions towards parents and early
childhood educators which aim to promote healthy eating habits in pre-scholar age.