Autor(es):
Costa, Fátima Raquel Sá da
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/5088
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Auto-eficácia; Crenças de carreira; Transição escola/trabalho; Teses de mestrado - 2011
Descrição
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011 O presente estudo exploratório pretende caracterizar as crenças de carreira e as
crenças de auto-eficácia dos estudantes universitários finalistas e a relação entre ambos os
constructos, fundamentados pela Teoria da Aprendizagem de Krumboltz (1996) e pela
Teoria do Desenvolvimento da Carreira (Lent, Hackett & Brown, 1994). À amostra,
constituída por 170 jovens adultos de diferentes Faculdades da região de Lisboa, foi
aplicado o Inventário de Crenças de Carreira (ICC; versão adaptada por Rafael, 2001) e a
Escala de Auto-eficácia na Transição para o Trabalho (AETT; Vieira & Coimbra, 2005). Os
resultados indicam que as variáveis representam diferentes dimensões psicológicas e
apresentam, em geral, associações positivas baixas entre si. Sugere-se que estes estudantes
percepcionam com alguma confiança esta etapa da carreira e que, de acordo com a
literatura, algumas das suas crenças parecem corresponder a factores facilitadores para uma
transição mais adaptativa; outras aparentam estar desajustadas face às exigências do
mercado de trabalho. Este padrão foi semelhante para ambos os géneros. Os dados obtidos
evidenciam a importância em explorar as crenças de carreira e em promover as crenças de
auto-eficácia na transição do ensino superior para o trabalho. The present exploratory study aims to characterize career beliefs and self-efficacy
beliefs of university finalists students and the relation between both constructs, framed by
Krumboltz´s Social Learning Theory and Social Cognitive Career Theory (Lent, Hackett &
Brown, 1994). One hundred and seventy young adults from colleges of Lisbon region were
assessed through the Career Beliefs Inventory (CBI; adapted version by Rafael, 2001) and
the Scale of Self-efficacy in the Transition to Work (AETT; Vieira & Coimbra, 2005). The
results indicate that these variables represent different psychological dimensions and point
out to low positive relations between them. During this career phase, students show some
self confidence and, some of these beliefs seem to enable an easier transition; other beliefs
appear to be inappropriate to actual market labor demands. No differences were found
between males and females. These results point out the importance in explore career beliefs
and promote self-efficacy beliefs in the college transition to work.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Barros, Alexandra Figueiredo de, 1961-