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Empregabilidade e auto-eficácia na transição para o trabalho em alunos finalist...

Author(s): Gouveia, Bruna Meneses cv logo 1

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/5077

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Empregabilidade; Auto-eficácia; Transição escola/trabalho; Teses de mestrado - 2011


Description
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011 Considerando a Teoria Sócio-Cognitiva (Bandura, 1986; Lent, Brown & Hackett, 1996) e o Modelo de Empregabilidade Disposicional (Fugate & Kinicki, 2008), o presente estudo pretende analisar como se caracterizam as crenças de auto-eficácia na transição para o trabalho e as dimensões de empregabilidade, e se dentro destas existem diferenças de género. Tem ainda como objectivo averiguar como estas variáveis se relacionam entre si. Neste estudo participaram 138 estudantes finalistas, de três escolas profissionais, e de diferentes Cursos Profissionais, dos concelhos de Lisboa e do Funchal. Foram utilizados três instrumentos, o Questionário de Dados Pessoais, a Escala de Auto-Eficácia na Transição Para o Trabalho (AETT) e o Dispositional Measure of Employability (DME). Os resultados obtidos neste estudo sugerem que não existem diferenças de género quanto às crenças de auto-eficácia na transição para o trabalho, assim como ao nível das dimensões de empregabilidade. A análise das correlações com a amostra total mostra correlações positivas e significativas entre as crenças de auto-eficácia na transição para o trabalho e as dimensões de empregabilidade. Considering the Socio-Cognitive Theory (Bandura, 1986; Lent, Brown & Hackett, 1996) and the Dispositional Model of Employability (Fugate & Kinicki, 2008), this study intends to examine the self-efficacy beliefs in school-to-work transition and the dimensions of employability and within these if there are gender differences. It also aims to determine how these variables relate to each other. The participants in this study were 138 graduate students from different professional courses, of three vocational schools, from the municipalities of Lisbon and Funchal. Three instruments were used, the Personal Data Questionnaire, the Self-Efficacy Scale in the Transition to Work (AETT) and the Dispositional Measure of Employability (DME). The results of this study suggest that there are no gender differences regarding self-efficacy beliefs in school-to-work transition, as well as in employability dimensions. A analysis of correlations with the total sample shows significant positive correlations between self-efficacy beliefs in school-to-work transition and employability dimensions.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Barros, Alexandra Figueiredo de, 1961-
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