Autor(es):
Gouveia, Sérgio Jorge da Silva
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/5002
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Violência escolar; Bullying; Observação do comportamento; Teses de mestrado - 2011
Descrição
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitivo, Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011 No nosso dia-a-dia somos alertados para inúmeras situações de violência escolar. A
escola desempenha um papel fundamental no processo de desenvolvimento do indivíduo,
podendo também gerar adversidades intra e interpessoais. Dessa forma, o tema de bullying
apresenta-se como um importante fenómeno e, nesse âmbito, este trabalho de
investigação, pretende estabelecer o papel dos observadores, considerando-se este como
supremo no término de maus-tratos entre iguais.
O objectivo deste trabalho de investigação, incluído num projecto colaborativo de
prevenção da violência entre pares, visa compreender a influência dos observadores na
problemática do bullying escolar. Deste modo, procurou-se explorar reacções, atitudes, a
percepção em geral dos observadores face a uma agressão sistemática e compreender os
efeitos colaterais que subjazem a este fenómeno naqueles que observam este tipo de
agressão. Parte-se do pressuposto que os observadores podem constituir e integrar uma
rede firme de combate a esta infâmia e pretende-se compreender se poderão ser indivíduos
com os quais se poderá intervir, primeiramente, numa perspectiva preventiva.
Metodologicamente, o cariz de dois tipos de resultados, quantitativos e
qualitativos, forneceram a esta investigação indicadores indispensáveis. Partiu-se da
aplicação do Questionário para o Estudo da Violência entre Pares no 3º Ciclo do Ensino
Básico de Freire & Veiga Simão (2005), numa escola do distrito de Lisboa no ano lectivo
2007/8, permitindo seleccionar a amostra de estudo para a realização de entrevistas de
“focus-group” no ano lectivo de 2008/9.
Os resultados revelaram que os observadores constituem, ainda, uma rede de
desamparo, envolvendo-se passivamente no término deste fenómeno, e isso permitiu,
equacionar um conjunto de medidas, de forma breve e esboçada, que fossem eficientes,
capazes e positivas, de e para o combate de fenómenos agressivos de bullying. In our day-to-day we are alerted for innumerous situations of school violence. The
school performs a fundamental role in process of development of the individual, being
also able to generate adversities intra and interpersonal. Therefore, the theme bullying is
presented as an important subject and this investigation work pretends to establish the role
of the bystanders`, as it is considered as supreme to finish these actions of abuse between
equals
This study aims to determine bystanders` reactions, attitudes and perceptions to
school bullying. Therefore, we studied of the bystanders` when confronted with a
systematic aggression and, moreover, tried to comprehend the collateral effects of this
phenomenon in the ones who observe this type of aggression. Assuming that the
bystanders` may compose a firm network of combat to this infamy, we pretend to
understand if we will be able to intervene, primary, with these individuals, in a preventive
perspective.
Methodologically, the two types of results, quantitative and qualitative, have
provided to this investigation indispensable indicators. We started with the application of
the questionnaire to the study of violence between years of middle school by Freire &
Veiga Simão (2005), in a school of Lisbon during the academic year of 2007/8, witch
allowed to select sample of students to realize the focus-group interviews during the year
2008/9.
The results revealed that the bystanders` act passively before these actions of
bullying, constituting a network with no support to stop this issue. This conclusion
allowed has to elaborate a group of measures, brief and outlined, that were efficient,
capable and positive, to the combat of aggressive actions of bullying.