Autor(es):
Moura, Carla Sofia Barbosa
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/4990
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Stress (Psicologia); Ansiedade; Depressão (psicologia); Estratégias de coping; Militares - Portugal; es de mestrado - 2011
Descrição
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011 O presente estudo tem como finalidade analisar os estados emocionais dos candidatos
ao primeiro ano da Academia Militar, nomeadamente a ansiedade, a depressão e o stress,
explorando e tentando compreender o papel das Estratégias de Coping. Adoptou-se o Modelo
de Lazarus e Folkman (1984) como fundamento relativamente à problemática de stress e
coping. A amostra é constituída por 192 candidatos à Academia Militar, com idades
compreendias entre os 17 e os 26 anos. Para a recolha dos dados foram utilizados dois
questionários de auto-relato, a saber: a Escala de Depressão, Ansiedade e Stress (EADS)
(Lovibond & Lovibond, 1995) e o Ways of Coping Questionnaire (Folkman & Lazarus,
1988b). Os resultados obtidos, revelam baixos níveis de ansiedade, depressão e stress quer
para o sexo masculino, quer para o sexo feminino. Este facto pode dever-se à utilização de
estratégias de coping direccionadas para o problema, sendo que a estratégia de Resolução
Planeada do Problema, apresenta um valor elevado, para o sexo masculino e feminino,
quando comparado com as restantes estratégias de coping. Verificou-se também que não
existem diferenças significativas entre os sexos, no que respeita ao tipo de estratégias de
coping utilizadas. Todavia, quando analisados os níveis de ansiedade, depressão e stress entre
os sexos, verificam-se níveis significativamente mais elevados de stress e ansiedade para o
sexo feminino. Os resultados permitem conhecer em maior profundidade os candidatos à
Academia Militar e a forma como lidam com o processo de transição/adaptação, assim como
permite verificar as estratégias mais utilizadas pelos mesmos. The present study aims to analyze the emotional states of candidates for the first year
in Military Academy, including anxiety, depression and stress, exploring and trying to
understand the role of coping strategies. For this study was adopted the model of Lazarus and
Folkman (1984) as the basis for the issue of stress and coping. The sample consists of 192
candidates to the Military Academy, with ages between 17 and 26 years. To collect data, was
used two self-report questionnaires, namely the Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS)
(Lovibond & Lovibond, 1995) and Ways of Coping Questionnaire (Folkman & Lazarus,
1988b). The results reveal low levels of anxiety, depression and stress either for males or for
females. This may be due to the use of coping strategies aimed at the problem, and the
strategy of Planned Resolution of the Problem, presents a high value for the male and female,
compared with the others coping strategies. There was also no significant differences between
the genders as regards the type of coping strategies used. However, when analyzed the levels
of anxiety, depression and stress between the genders, there are significantly higher levels of
stress and anxiety for women. The results allow to know the candidates to the Military
Academy with more depth and how they deal with the transition / adaptation, and allows to
check the strategies most used by them.