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A dimensão diagnóstica da avaliação em PLNM e o seu uso no ensino secundário po...

Autor(es): Caliço,Tiago Alexandre Barros Teixeira de Almeida cv logo 1

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/496

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Língua portuguesa como língua estrangeira; Ensino de línguas; Educação multicultural; Ensino secundário - Portugal


Descrição
Tese de mestrado em Língua e Cultura Portuguesa apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2008 As alterações na sociedade portuguesa decorrentes da imigração dos últimos trinta anos reclamam do sistema público de ensino medidas diferenciadas que permitam integrar os alunos que não têm o Português como língua materna. Neste sentido foram delineadas medidas de integração no contexto escolar, as quais visam desenvolver a competência comunicativa dos alunos recorrendo a um programa de ensino diferenciado. Para que os alunos possam receber a formação mais adequada, decidiu-se criar grupos de nível de proficiência alinhados com Quadro Europeu Comum de Referência. A colocação dos alunos nestes níveis far-se-á com recurso a testes diagnósticos, a conceber pelas escolas ou por especialistas externos. Com este trabalho pretende-se analisar as implicações do uso de instrumentos de avaliação diagnóstica para o processo de integração linguística dos alunos, mormente no concerne ao seu desenvolvimento, aplicação e controlo de qualidade. Pretende-se contribuir para uma problematização do conceito de avaliação diagnóstica, pouco desenvolvido na área da avaliação de proficiência em língua estrangeira. Procura-se identificar quais as características internas de um teste diagnóstico e qual a natureza do constructo a medir. Investiga-se também que implicações a natureza e utilização destes testes têm para um processo de investigação da sua validade. Conclui-se recomendando algumas linhas de acção para o desenvolvimento de testes diagnósticos em paralelo com o desenvolvimento de padrões de desempenho e itens de avaliação/ensino que possam ser usados na promoção de um ensino de qualidade e mais produtivo. The changes that the Portuguese society has suffered as a consequence of immigration in the past thirty years demand from the public educational system distinct measures that allow the integration of students who do not have Portuguese as a mother language. Thus school integration measures have been devised, which pretend to develop the students' communicative competence by means of a differentiated syllabus. So that students can receive the most adequate tutoring, proficiency level groups aligned to the Common European Framework were created. Placement of students in such groups will be done through the use of diagnostic tests, to be conceived by schools or external experts. This work intends to analyze the implications of the use of diagnostic assessment tools to the integration process of students, particularly in what concerns to their development, application and quality control. It is intended to contribute to the problematization of the concept of diagnostic assessment, which is barely developed in the field of foreign language assessment. A tentative identification of the internal characteristics of diagnostic tests and the nature of their construct is done. The implications of the nature and use of such tests to a validation process is also appraised. Recommendations to procedures to be used in the development of diagnostic tests, as to the development of performance standards and assessment/teaching items that may be used in the promotion of a higher quality and more productive teaching, are present in the conclusions.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Orientador(es) Grosso, Maria José dos Reis, 1953-
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