Author(s):
Serras, Andreia Isabel Monteiro
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/4939
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Formação de adultos - Portugal; Certificação de competências; Projectos de vida; Teses de mestrado - 2011
Description
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011 A tarefa de vencer o atraso histórico de Portugal em matéria de qualificações
colocou a educação vocacional e a educação de adultos no centro das prioridades da
política educativa portuguesa. Esta aposta reflecte-se hoje na adesão das pessoas e das
instituições à Iniciativa Novas Oportunidades, na qual se inserem diversas ofertas
formativas. Com este trabalho, pretende-se analisar os projectos de vida e a integração
dos adultos certificados no processo de reconhecimento de competências, assim como
compreender a valorização atribuída por parte das empresas. Realizaram-se inquéritos
aos adultos certificados e às empresas que têm protocolo com o Centro Novas
Oportunidades da Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz. Participaram
neste estudo cinquenta e um adultos certificados e doze empresas que colaboram com
este Centro Novas Oportunidades. Os resultados encontrados permitem-nos concluir
que as pessoas que frequentaram os processos de reconhecimento, validação e
certificação de competências têm vindo a apresentar percepções positivas sobre o
impacto do processo de validação nos seus diversos contextos de vida. Ao nível pessoal,
os adultos percepcionam um aumento do auto-conhecimento e expectativas de melhoria
dos seus projectos de vida; ao nível profissional, os adultos não reportam uma
progressão ou mudança na carreira profissional, nem aumento de salário, no entanto,
salientam-se outros aspectos positivos, tais como: iniciativa, competitividade,
satisfação, responsabilidade e desempenho dos adultos na sua actividade profissional;
ao nível formativo, percepcionam um aumento de competências nas áreas de
Tecnologias da Informação e da Comunicação, Cidadania e Profissionalidade,
Linguagem e Comunicação, nomeadamente, na leitura e interpretação de textos,
conhecimento de línguas estrangeiras e da vontade de progressão de estudos. Discutemse
ainda as vantagens da Iniciativa Novas Oportunidades nos diversos contextos de vida
dos adultos. The task of overcoming the historical backwardness of Portugal, placed the
Qualifications on Vocational and Adult Education at the center of the Portuguese
educational policy priorities. This commitment is reflected today as we watch the
individuals and the institutions joining the New Opportunities Initiative,
which offers several and different training programs. The aim of this work is to
to examine the life projects and the integration of the individuals certified in the Process
of Recognition of Skills. In addition, this study aimed to understand
the value assigned by companies. Surveys were made to adults and to the companies
which have a protocol with the New Opportunities Centre of “Associação Comercial e
Industrial da Figueira da Foz” (Industrial and Commercial Association of Figueira da
Foz). Fifty-one certified adults and twelve companies that collaborate with this Centre
participated in this study. The results allow us to conclude that people who attended
the Processes of Recognition, Validation and Certification of Skills show positive
perceptions concerning the impact of the process on their various contexts of life. On a
personal level, adults perceive an increase in self-knowledge and expectations of
improving their life projects; as to the professional level, adults do not
report a progression or change in career or a salary increase. However, other positive
aspects are presented such as initiative, competitiveness, satisfaction, accountability and
performance of adults in their jobs; Regarding the formative level, the individuals
perceive a boost in their skills in the areas of Information and Communication
Technologies, Professionalism and Citizenship, Language and Communication,
particularly in reading and interpreting texts, in the knowledge of Foreign Languages
and the will to continue to study. We have also debated the advantages of the New
Opportunities Initiative in the various contexts of adults’ life.