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Uma travessia da colonialidade: intervisualidades da pintura, Portugal e Angola

Autor(es): Pereira, Teresa Matos cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/4631

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Teses de doutoramento - 2011; Colonialismo; História de Portugal; Estado Novo; Vida cultural; Diáspora; Portugal; Angola


Descrição
Tese de doutoramento, Belas-Artes (Pintura), Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, 2011 Considerando a formação de um imaginário visual em torno de Angola, sobretudo a partir da década de trinta do século XX – abrangendo o espaço, as sociedades e respectivas expressões artísticas – pretende-se neste estudo discutir o impacto das suas representações no campo da pintura, quer durante o período colonial, quer após o desmantelamento do colonialismo enquanto sistema político-administrativo. Para tal são analisados textos e obras de pintores que em Portugal e Angola, irão problematizar esta relação entre estética, ideologia e história, descrevendo vias de adesão, contestação ou desmontagem, demonstrando, simultaneamente, descontinuidades e continuidades entre passado e presente. Considering the development of a visual imagery about Angola, especially from the thirties – which involved space, societies and their artistic expressions – this study aims to discuss the impact of these representations in painting, both during the colonial period and after the dismantling of colonialism, as a political-administrative system. For this, are analysed texts and works of Portuguese and Angolan painters, which discuss the connection among aesthetics, ideology and history, describe adhesions or disruptions, demonstrating simultaneously, the continuities and discontinuities between past and present.
Tipo de Documento Tese de Doutoramento
Idioma Português
Orientador(es) Ferrão, Hugo, 1954-; Calado, Margarida, 1947-
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