Author(s):
Rodrigues, Yara, 1968-
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/4619
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Estilos parentais; Adolescentes - relações familiares; Auto-conceito; Teses de mestrado - 2011
Description
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 A presente investigação tem como objetivo analisar as relações existentes entre
os estilos de socialização parental e suas possíveis relações com a adaptação
pessoal - o autoconceito – e social – os valores - dos filhos, na cultura
portuguesa. Participaram do estudo 517 adolescentes, com idade variando entre
11 e 19 anos, do gênero masculino e feminino, estudantes do ensino básico (7º
e 9º anos) e secundário (11º ano), de três escolas públicas da cidade de Lisboa.
Para avaliar o autoconceito utilizou-se a Escala de Autoconceito- AF5 (García &
Musitu, 1999). Para avaliar os valores utilizou-se o Questionário de Valores –
VAL (Schwartz 1992; Schwartz & Bilsky, 1987 & 1990) e para avaliar os estilos
parentais utilizou-se a Escala de Socialização Parental ESPA29 (Musitu &
García, 2001). Em relação às relações da utilização de um determinado estilo
parental com a adaptação pessoal e social dos filhos, os estudos provenientes
da literatura anglo-saxônica sugerem que os filhos de famílias autoritativas
mostram uma melhor adaptação que os socializados com outros estilos. Nossos
resultados com alunos portugueses sugerem que os adolescentes de famílias
indulgentes pontuam igual e inclusive melhor que os de famílias autoritativas,
em alguns indicadores da adaptação psicossocial. O estudo remete para a
necessidade de novas pesquisas, em função de novos contextos e novas
culturas. The present study aims to analyze the relationships between parental socialization
styles and their possible consequences on the personal adjustment - the self
concept -, and the social adjustment - the values - of the children, in the Portuguese
culture. Study participants were 517 adolescents, aged between 11 and 19 years,
male and female students from three public schools in the city of Lisbon. To
evaluate the self concept we used the Self-Concept Scale –AF5 (Musitu & Garcia,
1999). To evaluate the values we used the Questionnaire of Values - VAL (Schwartz
1992, Schwartz & Bilsky, 1987 and 1990) and to assess the parenting styles we
used the Parental Socialization Scale ESPA29 (Musitu & Garcia, 2001). Regarding
the consequences of using a particular parenting style on the personal and social
adjustment of children, studies from Anglo-Saxon literature suggest that the children
from authoritative families display a better adaptation that children socialized with
other parenting styles. Our results with Portuguese students suggest that
adolescents from indulgent families score the same, and even better than those of
authoritative families, in some indicators of psychosocial adjustment.The study
refers to the need for further research, taking into account new contexts and new
cultures.