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Autoridade familiar, autoconceito e valores : um estudo com alunos do 7º, 9º e ...

Autor(es): Rodrigues, Yara, 1968- cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/4619

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Estilos parentais; Adolescentes - relações familiares; Auto-conceito; Teses de mestrado - 2011


Descrição
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 A presente investigação tem como objetivo analisar as relações existentes entre os estilos de socialização parental e suas possíveis relações com a adaptação pessoal - o autoconceito – e social – os valores - dos filhos, na cultura portuguesa. Participaram do estudo 517 adolescentes, com idade variando entre 11 e 19 anos, do gênero masculino e feminino, estudantes do ensino básico (7º e 9º anos) e secundário (11º ano), de três escolas públicas da cidade de Lisboa. Para avaliar o autoconceito utilizou-se a Escala de Autoconceito- AF5 (García & Musitu, 1999). Para avaliar os valores utilizou-se o Questionário de Valores – VAL (Schwartz 1992; Schwartz & Bilsky, 1987 & 1990) e para avaliar os estilos parentais utilizou-se a Escala de Socialização Parental ESPA29 (Musitu & García, 2001). Em relação às relações da utilização de um determinado estilo parental com a adaptação pessoal e social dos filhos, os estudos provenientes da literatura anglo-saxônica sugerem que os filhos de famílias autoritativas mostram uma melhor adaptação que os socializados com outros estilos. Nossos resultados com alunos portugueses sugerem que os adolescentes de famílias indulgentes pontuam igual e inclusive melhor que os de famílias autoritativas, em alguns indicadores da adaptação psicossocial. O estudo remete para a necessidade de novas pesquisas, em função de novos contextos e novas culturas. The present study aims to analyze the relationships between parental socialization styles and their possible consequences on the personal adjustment - the self concept -, and the social adjustment - the values - of the children, in the Portuguese culture. Study participants were 517 adolescents, aged between 11 and 19 years, male and female students from three public schools in the city of Lisbon. To evaluate the self concept we used the Self-Concept Scale –AF5 (Musitu & Garcia, 1999). To evaluate the values we used the Questionnaire of Values - VAL (Schwartz 1992, Schwartz & Bilsky, 1987 and 1990) and to assess the parenting styles we used the Parental Socialization Scale ESPA29 (Musitu & Garcia, 2001). Regarding the consequences of using a particular parenting style on the personal and social adjustment of children, studies from Anglo-Saxon literature suggest that the children from authoritative families display a better adaptation that children socialized with other parenting styles. Our results with Portuguese students suggest that adolescents from indulgent families score the same, and even better than those of authoritative families, in some indicators of psychosocial adjustment.The study refers to the need for further research, taking into account new contexts and new cultures.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Veiga, Feliciano Henriques, 1952-
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