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Contributos para o ensino-aprendizagem do árabe marroquino a falantes de português

Autor(es): Bentahar, Nadia cv logo 1

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/450

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Língua árabe - Marrocos; Ensino de línguas; Línguas estrangeiras; Competência linguística


Descrição
Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009 O presente trabalho pretende contribuir para o desenvolvimento da competência de comunicação de aprendentes do árabe marroquino no processo de ensino-aprendizagem desse sistema linguístico nos níveis A1, A2 e B1. A fim de se atingir esta meta, procedeu-se, no quadro de uma gramática descritiva e comunicativa, a uma descrição teórico-prática do árabe marroquino, que contemplou o sistema fonético, a classificação e análise morfológica das categorias gramaticais, a estrutura da frase e ainda a sua tipologia. Acreditando que os aprendentes só conseguem atingir a autonomia necessária se desenvolverem também uma competência pragmática e sociolinguística, estabeleceram-se listas de realizações linguísticas correspondendo aos actos de fala previstos para um nível limiar de proficiência tal como apresentado no Nível Limiar. As realizações fazem-se acompanhar de uma explicitação gramatical, para tentar mostrar a relação existente entre as componentes abstractas da língua, os usos concretos e os diferentes efeitos expressivos. Ce travail vise à contribuer au développement de la compétence de communication chez des apprenants de l'arabe marocain lors de l'enseignement-apprentissage de ce système linguistique aux niveaux A1, A2 et B1. Afin d'atteindre cet objectif, on a procédé, dans le cadre d'une grammaire descriptive et communicative, à une description théorique et pratique de l'arabe marocain, qui traite du système phonétique, de l'analyse morphologique des catégories grammaticales, de la structure et de la typologie de phrase. Estimant que pour que les apprenants atteignent un niveau d'autonomie, ils doivent développer parallèlement à la maîtrise du système linguistique, une compétence pragmatique et sociolinguistique, on a dressé des listes de réalisations linguistiques correspondant aux actes langagiers répertoriés dans le Nível Limiar. Les réalisations sont accompagnées d'une explication grammaticale afin de montrer la relation entre les éléments abstraits de la langue, les usages pratiques et les différents effets expressifs.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Orientador(es) Casteleiro, João Malaca, 1936-
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