Autor(es):
Moreira, Raquel Abrantes, 1986-
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/4499
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Formação de adultos - Portugal; Formação profissional - empresas; Aprendizagem organizacional; Gestão da formação; Teses de mestrado - 2011
Descrição
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 O presente trabalho, enquadra-se na modalidade de estágio curricular, realizado na
empresa AXA Portugal, para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, na
área da Formação de Adultos.
A área de intervenção em que esta modalidade de trabalho se insere é a Formação
Profissional em contexto empresarial. E teve como principal objectivo compreender
como se faz formação numa organização tão complexa e dinâmica como é o caso da
AXA Portugal.
Durante o estágio, integrei um conjunto de projectos e realizei várias actividades que
incidiram, fundamentalmente, no apoio ao processo de diagnóstico, planeamento e
divulgação do programa formativo da Academia AXA para 2011, na concepção,
desenvolvimento e implementação de uma acção formativa, no envolvimento na gestão
administrativa da formação e na dinamização das novas tecnologias, mais propriamente
o novo portal da aprendizagem da Academia AXA (plataforma moodle).
A realização do estágio curricular na Direcção de Formação da empresa multinacional
AXA Portugal permitiu-me compreender como se pratica a formação profissional num
contexto como este. Ao mesmo tempo, consolidei essas aprendizagens com um
conjunto de bases teóricas que não só fundamentaram a área de intervenção em que
estava a actuar, como também o contexto organizacional em que estava inserida. This work fits into the kind of curricular, in AXA Portugal, for the Degree of Master of
Science in Education in the area of Adult Education.
The area of intervention performed in this type of work was on Professional Training in
a business context and had as main objective to understand how to do training in an
organization as complex and dynamic as in the case of AXA Portugal.
In methodological terms, I adopted the practices already used in the company with
regard to training issues, since I have not been granted autonomy and flexibility needed
to implement a draft stage. Thus, it integrates a number of projects and activities, which
mainly focused on supporting the diagnostic process, planning and dissemination of the
educational program of the Academy for 2011 AXA in the design, development and
implementation of a training, involvement of administrative management training and
stimulation of new technologies, more specifically the new portal AXA learning
Academy (moodle).
The realization of the traineeship at the Directorate of Training multinational AXA
Portugal allowed me to understand how to practice vocational training in such a context.
At the same time, consolidate these learnings with a set of theoretical bases that not
only justified the intervention area that was acting, but also the organizational context in
which it was inserted.