Author(s):
Fernandes, Rosa Celeste de Almeida Micaelo, 1970-
Date: 2006
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/4399
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Teses de mestrado - 2006; Formação de professores; Atitudes; Computadores; Internet; Tecnologias educativas
Description
Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Tecnologias Educativas), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2006 A questão da integração das TIC na educação e, principalmente, a influência dos
professores neste processo constitui o ponto de partida desta investigação. Para o efeito
procurámos conhecer as atitudes que os docentes revelam em relação às TIC e também
o uso que fazem das mesmas na sua actividade profissional, averiguando se era possível
inferir a existência de associação entre estas duas variáveis.
Neste sentido, recorremos ao método correlacional para desenvolvermos o nosso
plano de investigação. Utilizámos uma metodologia mista, pelo que construímos
instrumentos de recolha de dados, entrevistas e questionários, que foram objecto de uma
análise qualitativa (baseada no método da grounded theory) e quantitativa (estatística
descritiva e correlacional).
Os resultados revelaram que existe uma associação entre as atitudes manifestadas
pelos professores do ensino secundário e a utilização que fazem das TIC nas suas
práticas educativas, apesar de as atitudes revelarem um nível superior ao uso.
Destacouse
ligeiramente a componente cognitiva das atitudes, em detrimento da
afectiva e comportamental, tendo os docentes valorizado as suas crenças relativamente à
utilidade das TIC para facilitar a realização das suas tarefas e para motivar os alunos.
Verificouse
que a utilização das TIC serve sobretudo para fins de preparação de
aulas e produção de materiais com recurso a aplicações de processamento de texto e
folha de cálculo, sendo inexpressiva no que se refere aos propósitos de interacção /
comunicação e formação.
As dificuldades relacionadas com a escassez ou inoperacionalidade dos recursos e
também com obstáculos organizacionais foram as mais aludidas pelos professores, para
explicar a sua fraca utilização em aula com os alunos. The subject of integrating ICT in education and, mainly, the teachers' influence in
this process constitutes the starting point of this investigation. For that purpose we
studied teachers’ attitudes towards ICT and also how they use technologies in their
professional activities, discovering if it was possible to infer the association among
these two variables.
In this sense, we based our research plan on the correlacional method. We used a
mixed methodology, and we built instruments to collect data, interviews and
questionnaires, that were submitted to qualitative (based on the grounded theory
method) and quantitative analysis (descriptive and correlacional statistics).
The results revealed that there is an association among the attitudes manifested by
the teachers of the secondary school and the use that they do of ICT in their educational
practices, although the attitudes’ level is superior to the use’s level revealed.
It stood out lightly that the cognitive component of the attitudes was superior to
the affective and behavioural components, and teachers tend to value their beliefs about
the usefulness of ICT to facilitate the accomplishment of their tasks and to motivate
students.
It was confirmed that ICT are used above all to prepare classes and also to produce
pedagogical materials, by means of word processor applications and calculation sheets.
On the other hand, its use is inexpressive in what concerns interaction / communication
and formation goals.
Difficulties related with lack of resources, inoperative resources and also with
organizational obstacles were often mentioned by teachers to explain their weak use in
class with students.