Detalhes do Documento

A influência do feedback no processo auto-regulatório da aprendizagem em estuda...

Autor(es): Luz, Soraia Cristina Morais da cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/4332

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Auto-regulação; Aprendizagem; Feedback; Ensino superior; Teses de mestrado - 2011


Descrição
Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011 Alunos auto-regulados geram feedback interno e ajustam as suas acções baseadas nesse feedback (Butler & Winne, 1995), sendo que o feedback é uma informação que fornece a oportunidade de comparar o resultado obtido do desejado. Foi adoptado o modelo conceptual de Poulos e Mahony (2008), que define que a eficácia do feedback comtempla três dimensões: a percepção, a credibilidade e o impacto. Através desse modelo foi construído um instrumento que avaliasse as dimensões do feedback que melhoram a sua eficácia. Pretende-se perceber se os estudantes percebem o feedback como contributo para a sua aprendizagem auto-regulada e quais os factores ou dimensões que influenciam a eficácia do feedback. Foi utilizada uma amostra de 118 alunos do 3º Ano de diversos cursos do Ensino Superior, aos quais foi aplicado o questionário construído. Alguns estudantes revelam possuir alguma percepção de que o feedback possui características auto-regulatórias, no entanto a sua maioria não o percepciona como tal. São necessários mais estudos nesta área e com o questionário construído e aplicado nesta investigação de forma a melhorá-lo e aperfeiçoá-lo psicometricamente. Self-regulated students create internal feedback and adjust their actions based on that feedback (Butler & Winne, 1995), we assume that feedback is an information that provides the student the opportunity to compare the result or product at a specific task with the desirable product that they established. We adopted Poulos and Mahony (2008) conceptual model, which assume that the effectiveness of feedback provided to the student needs tree specific dimensions: perception, credibility and impact. It was created an instrument that is an attempt to assess the tree dimensions considered as important to the effectiveness of feedback. Our goal is to understand if students consider feedback as contributive to their self-regulated learning and which factors or dimensions influence this effectiveness. We used a sample of 118 students from several High Education areas, which responded to the questionnaire. Some students demonstrate that they understand the self-regulation aspects of the feedback, but not all of them. More investigation in needed in this area with the instrument created for the purpose, pretending to improve his characteristics.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia