Autor(es):
Souza, Sidclay Bezerra de
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/4330
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Estudantes universitários - Portugal; Violência escolar; Bullying; Teses de mestrado - 2011
Descrição
Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011 A violência em contexto educativo apresenta-se como uma das principais causas do mal-estar vivido por seus protagonistas, caracterizando-se como um dos dilemas e desafios da educação contemporânea. Nesta perspectiva, inserida no Projecto "Cyberbullying - o diagnóstico da situação em Portugal", a presente dissertação de mestrado objectivou identificar a extenção e natureza do fenómeno, compreender qual a perspectiva dos participantes acerca do cyberbullying, os modos de enfrentar o problema dos alunos envolvidos, dos professores e dos pais e encarregados de educação. Objectivamos também, contribuir para uma melhor compreensão do fenómeno a fim de criar futuros projectos de investigação e intervenção.
Participaram do estudo 118 estudantes do primeiro ano do curso de Psicologia da Faculdade de Psicologia – UL, que colaboraram através do preenchimento ao intrumento utilizado para recolha dos dados. Os questionários foram analisados individualmente, de onde extraímos aspectos sócio-demográficos, como também a caracterização do fenómeno vivido pelos participantes. A partir da análise de conteúdo realizada, pudemos perceber a perspectiva dos alunos sobre o cyberbullying, o pedido de ajuda e as estratégias offline e online utilizadas para enfrentar o problema, como também os tipos de ajuda dos colegas, professores, pais e encarregados de educação.
Verifica-se que os estudantes consideram o cyberbullying como o uso inadequado das tecnologia, utilizam estratégias online e offline no enfrentamento do problema. Perpsectivam também que os professores e os pais apresentam fundamental importância no modos de enfrentar, e prevenir o cyberbullying, contribuindo asssim, para uma aprendizagem e convívio social saudável através do uso das tecnologias. Violence in the educational context seems to be one of the most important causes of discomfort experienced by its protagonists. Violence becomes a dilemma and a challenge for contemporary education. In this fashion, as part of the project "Cyberbullying - diagnosis of the situation in Portugal", this master’s dissertation tries to identify the extension and nature of this phenomenon; to present the perspective of the participants about cyberbullying; and to explore the ways by which students, parents, professors and administrators may face this problem. A further objective is to contribute to a better understanding of the phenomenon in order to create new projects of investigation and intervention.
The participants of this study were 118 college freshmen, majoring in Psychology at School of Psychology, University of Lisbon. They participated by filling out the instrument for data collection. The questionnaires were analyzed individually for extraction of demographical information and the description of the way the participants experienced cyberbullying. Following the content analysis it was possible to identify the perspective of students about cyberbullying, their demand for help and the offline and online strategies used to face the problem, as well as the types of help received from classmates, professors, parents and administrators.
The results show that students consider cyberbullying as the inappropriate use of technology. Students also use online and offline strategies to overcome such a problem. It was also found that professors and parents play an important role in the prevention of cyberbullying in creating a healthy environment for learning and social interaction through the use of technology.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-