Autor(es):
Costa, Fernando Albuquerque
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/4229
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Tecnologias digitais; Currículo; Digital; Sociedade da informação
Descrição
Nunca como no início do Século XXI foi tão pertinente colocar no centro da discussão a relação entre “Digital” e “Currículo”. O mesmo é dizer, a relação entre a tecnologia digital como linguagem de comunicação e expressão de ideias, com elevado potencial para fazer e aprender de modo diferente, e a necessidade cada vez mais sentida de ambientes de aprendizagem alternativos à Escola tal como a conhecemos (Papert, 1994, 1997, 1999, 2005; Jonassen, 1996, 2000, 2008).
De entre um vasto leque de interrogações associadas à problemática do uso das tecnologias digitais em contexto educativo, e uma vez que em nosso entender se trata, na sua essência, de uma questão de natureza curricular, pareceu-nos particularmente relevante tomar como ponto de partida para a reflexão as três dimensões nucleares clássicas do processo de ensino e aprendizagem desde Comenius, tal como propostas na Didáctica Magna: o Aluno, o Professor e o Saber. Um olhar mais profundo sobre o triângulo didáctico num tempo decisivamente marcado pelas tecnologias digitais, nomeadamente as tecnologias digitais em rede, poderá constituir em si mesmo uma estratégia de análise com grande pertinência por diferentes razões.