Author(s):
Ferreira, Maria Adelaide Pereira
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/4150
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Ensino do inglês; Leitura - Materiais didácticos; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
Description
Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e Alemão no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2011 O presente relatório descreve a Prática de Ensino Supervisionada do
Mestrado em Ensino de Inglês e Alemão no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino
Secundário, pelo que reflecte o percurso da leccionação das aulas na turma E do
3º Ciclo do Ensino Básico da Escola Básica e Secundária Passos Manuel.
As unidades curriculares descritas tiveram como principais objectivos: 1)
motivar os alunos para a leitura em Língua estrangeira através de materiais,
actividades e tarefas apelativas; 2) desenvolver nos alunos hábitos de leitura; 3)
incentivar os alunos a escrever pequenos textos, adequados ao objectivo e à
situação. 4) promover mecanismos de compreensão e interpretação de textos.
Numa primeira fase, foi elaborado um Questionário intitulado Reading
and You no qual os alunos deram conta das suas preferências literárias e da sua
dificuldade/facilidade e interesse/desinteresse em ler em Inglês. Verificou-se
que a maioria dos alunos não gosta de ler em Inglês, pelo que se tornou
necessário proceder a uma intervenção didáctica e pedagógica relativas à
leitura extensiva através da planificação e leccionação das aulas, no sentido de
motivar os alunos para a leitura.
Ao longo das aulas foram desenvolvidas actividades sequenciadas que
culminaram numa tarefa final de aula e, por fim, de unidade curricular. Os
instrumentos de avaliação foram de natureza formativa e contínua, pela
observação do envolvimento dos alunos na execução das actividades e tarefas.
Os resultados obtidos corroboram a importância dos materiais e
actividades para um aumento da motivação dos alunos, na medida em que no
final das unidades curriculares os alunos detinham uma atitude positiva e activa
perante a leitura em Língua Estrangeira. This report describes the Supervised Teaching Practice within the scope
of the Mestrado em Ensino de Inglês e Alemão no 3º Ciclo do Ensino Básico e
Ensino Secundário thus it portrays the English classes teaching path for the 9th
grade from Passos Manuel E.B.S school.
The main objectives of the units were: 1) motivate students to read in
foreign language using appealing materials and activities; 2) develop reading
habits; 3) encourage students to write small texts appropriated to the objective
and situation; 4) promote mechanisms of comprehension and interpretation of
texts.
In a first phase one elaborated a Questionnaire named Reading and You
in which students referred their literary preferences as well as their
difficulties/facilities and interest/disinterest in reading in English. One verified
that most of the students did not like reading in English due to their difficulty
with vocabulary, therefore it was necessary to proceed in terms of a didactic and
pedagogic intervention through planning and teaching, in order to motivate
students to read.
Throughout the lessons sequenced activities were developed which
ended in the final task of the lesson and of the unit. The evaluation was manly
formative and continuous, through the observation of the work of students
concerning the activities and tasks.
The results confirm the importance of material and activities to increase
the motivation of students towards reading, as at the end of the units the
students had a positive and active attitude reading in English.