Document details

A competência sociocultural no ensino de espanhol língua estrangeira a alunos p...

Author(s): Sousa, Teresa Cristina Pereira Eloi de cv logo 1

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/4124

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Ensino da língua espanhola; Ensino de línguas estrangeiras; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011


Description
Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2011 La competencia sociocultural es parte integrante e indisociable de enseñanza y aprendizaje de cualquier lengua extranjera. Todos los elementos de referencia, ya sea para la enseñanza de lenguas en general, como es el caso del Marco común europeo de referencia para las lenguas: aprendizaje, enseñanza, evaluación (MCER), o para la enseñanza del español en particular, así lo especifican. Cuando se habla de competencia sociocultural, se habla de la activación de un conjunto de saberes que permiten hacer un uso eficaz y adecuado de la lengua en los actos comunicativos en los que el hablante participa. Son los símbolos, las creencias, los modos de clasificación, el conocimiento de las tradiciones, los presupuestos, las actuaciones y el lenguaje no verbal que, a través de un tejido de relaciones, se expresan en las interacciones comunicativas entre los individuos que hablan español. Se trata, pues, de una cultura que va desde los hitos históricos y culturales hasta los detalles más cotidianos compartidos por los hablantes de la variedad de español que se ha tomado como punto de referencia, esto es, el español de España. En este informe o memoria nos centramos especialmente en este último grupo, estableciendo los respectivos puntos de encuentro y de contraste con la cultura portuguesa de los alumnos portugueses con los que he trabajado en estos dos últimos semestres con un grupo de Español (LE II, nivel A1) en la escuela de enseñanza básica y secundaria Josefa de Óbidos (Lisboa) y en los seminarios de Iniciação à Prática Profissional III y IV, dentro del programa de la Maestría en Enseñanza que ofrece la Facultad de Letras de la Universidad de Lisboa. A competência sociocultural é parte integrante e indissociável do ensino e aprendizagem de qualquer língua estrangeira. Todos os elementos de referência, tanto para o ensino de línguas estrangeiras em geral, como é o caso do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: Aprendizagem, Ensino, Avaliação (QECR), como para o ensino de Espanhol em particular, assim o especificam. Quando se fala de competência sociocultural, fala-se da activação de um conjunto de conhecimentos que permite utilizar a língua de modo eficaz e adequado nos actos comunicativos em que o falante participa. São os símbolos, as crenças, os modos de classificação, o conhecimento das tradições, os pressupostos, as actuações e a linguagem não verbal que, através de uma rede de relações, se expressam nas interacções comunicativas entre os indivíduos que falam espanhol. Em suma, trata-se da cultura que vai desde os marcos históricos e culturais até aos pormenores mais quotidianos compartilhados pelos falantes da variedade de espanhol tomada como ponto de referência, ou seja, o espanhol de Espanha. Neste relatório centramo-nos especialmente nesta variedade, estabelecendo os respectivos pontos de encontro e de contraste com a cultura portuguesa do grupo de alunos portugueses de Espanhol (LE II, nível A1) com os quais trabalhei nestes dois últimos semestres na Escola Josefa de Óbidos, em Lisboa, e nos seminários de Iniciação à Prática Profissional III e IV, dentro do programa de Mestrado em ensino da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Léon Acosta, J.
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU